Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56692

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.authorSANTOS, Tarcisio Rocha dos-
dc.date.accessioned2024-07-15T15:04:21Z-
dc.date.available2024-07-15T15:04:21Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Tarcisio Rocha dos. A engenharia didático-informática e o processo de produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas: um estudo da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56692-
dc.description.abstractA problemática em torno da qualidade de softwares educativos e seus processos de produção vem sendo amplamente discutida no ambiente da Educação Matemática e, partindo em busca de contribuir com esse debate, propomos dar continuidade às questões trazidas por pesquisas que formalizaram a Engenharia Didático-Informática (EDI) como uma metodologia de produção de software educativo. A EDI foi concebida para dar suporte à Engenharia de Softwares Educativos por meio da articulação dos princípios metodológicos da Engenharia de Softwares Educativos com os da Engenharia Didática e apresenta, como produto, seu modelo de processo de software educativo. Buscando trazer novas contribuições no que se refere à problemática da qualidade de softwares educativos e, em particular, à Engenharia Didático- Informática, propomos, na presente pesquisa, dar seguimento à discussão trazida por pesquisadores que se debruçaram sobre a formalização da EDI ao buscar responder questões que envolvem as primeiras impressões de utilização em sua versão mais recente e a análise de particularidades de seu uso na concepção de um jogo matemático de simulação para situações didáticas, que representa um software de tipologia diferente da que a EDI tem sido utilizada (ambientes de simulação/micromundos). Partimos da hipótese que a concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três, baseada nos princípios teórico-metodológicos da Engenharia Didático-Informática, fornecerá elementos suficientes para a proposição de um modelo de processo de software da EDI destinado à produção de jogos matemáticos de simulação para uso em situações didáticas, que representa nosso objetivo geral. Buscando atender esse objetivo, a metodologia da pesquisa será conduzida a partir da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três seguindo a realização das fases presentes no modelo de processo da EDI, de modo a obter informações sobre particularidades desse processo de produção e, com isso, propor um modelo de processo específico para a produção de softwares educativos dessa tipologia. Após a análise da realização das etapas iniciais da Engenharia Didático-Informática na concepção do jogo, nos deparamos com a necessidade de um detalhamento maior sobre a realização da sua etapa de Desenvolvimento, que viabilize ainda mais o uso dessa metodologia de produção de software educativo para os educadores matemáticos interessados em produzir jogos matemáticos digitais. Essa nova problemática nos remeteu a um novo objetivo de pesquisa, integrado ao objetivo inicial, e que se remete à construção de uma metodologia para a etapa de Desenvolvimento da EDI que forneça um percurso para transformação dos requisitos em código a ser implementado no desenvolvimento de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas. A partir de então, construímos uma metodologia de auxílio à etapa de Desenvolvimento da EDI para a produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas, baseada em princípios da Engenharia de Software voltados à modelagem de sistemas. Após a apresentação e exemplificação de uso dessa metodologia, apresentamos detalhadamente um modelo de processo de software da EDI que considere as contribuições da análise da concepção do Mankala Colhe Três e da metodologia construída para auxiliar a fase de Desenvolvimento da EDI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia didático-informáticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwares educativospt_BR
dc.subjectJogo matemático de simulaçãopt_BR
dc.subjectMankala Colhe Trêspt_BR
dc.subjectSituações didáticaspt_BR
dc.titleA engenharia didático-informática e o processo de produção de jogos matemáticos de simulação para situações didáticas : um estudo da concepção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Trêspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOBREIRA, Péricles de Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5899558790154003pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8667486345431443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxLa question de la qualité des logiciels éducatifs et de ses processus de production a été largement débattue dans le milieu de l'Enseignement des Mathématiques et, cherchant à contribuer à ce débat, nous proposons de poursuivre les enjeux soulevés par les recherches qui ont formalisé l'Ingénierie Didactique-Informatique (EDI) comme un Méthodologie de production de logiciels éducatifs. L'EDI a été conçu pour soutenir l’Ingénierie de Logiciel Éducatif à travers l'articulation des principes méthodologiques de l’Ingénierie de Logiciel Éducatif avec ceux de l’Ingénierie Didactique et présente, en tant que produit, son modèle de processus logiciel éducatif. Cherchant à apporter de nouvelles contributions au regard de la problématique de la qualité des logiciels éducatifs et, en particulier, pour l'Ingénierie Didactique-Informatique, nous proposons, dans la présente recherche, de donner suite à la discussion apportée par des chercheurs qui se sont focalisés sur la formalisation de l'EDI en cherchant des réponses aux questions qui impliquent les premières impressions d'utilisation de sa version la plus récente et l'analyse des particularités de son utilisation dans la conception d'un jeu de simulation mathématique pour des situations didactiques, qui représente un logiciel d'une typologie différente de celle EDI travaille sur (environnements de simulation/micromondes). Nous partons de l'hypothèse que la conception d'une version numérique du jeu Mankala Colhe Três, basée sur les principes théorico-méthodologiques de l'Ingénierie Didactique-Informatique, fournira suffisamment d'éléments pour la proposition d'un modèle de processus logiciel de l’EDI destiné à la production de jeux mathématiques de simulation à utiliser dans situations didactiques, ce qui représente notre objectif général. Cherchant à répondre à cet objectif, la méthodologie de recherche sera menée à partir de la conception d'une version numérique du jeu Mankala Colhe Três suite à la réalisation des phases présentes dans le modèle de processus de l’EDI, afin d'obtenir des informations sur les particularités de ce processus de production et, avec cela, de proposer un modèle de processus spécifique pour la production de logiciels éducatifs de ce type. Après avoir analysé les performances des premières étapes de l'Ingénierie Didactique-Informatique dans la conception du jeu, nous sommes confrontés à la nécessité de plus de détails sur la réalisation de son étape de Développement, ce qui permet en outre l'utilisation de cette méthodologie pour la production des logiciels éducatifs pour les professeurs de mathématiques intéressés par la production de jeux mathématiques numériques. Ce nouveau problème nous a conduit à un nouvel objectif de recherche, intégré à l'objectif initial, et qui fait référence à la construction d'une méthodologie pour l'étape de Développement de l’EDI qui fournit un chemin pour transformer les exigences en code à implémenter dans le développement de jeux modèles mathématiques de simulation pour des situations didactiques. Dès lors, nous avons construit une méthodologie d'aide à l'étape de Développement de l’EDI pour la production de jeux de simulation mathématique pour des situations didactiques, basée sur les principes du Génie Logiciel axé sur la modélisation du système. Après avoir présenté et illustré l'utilisation de cette méthodologie, nous présentons en détail un modèle de processus logiciel de l’EDI qui tient compte des apports de l'analyse de la conception Mankala Colhe Três et de la méthodologie construite pour aider la phase de développement de l’EDI.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783456845768459pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Tarcisio Rocha dos Santos .pdf3,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons