Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56685
Share on
Title: | Criação de uma sequência didática que usa o teste do micronúcleo para o ensino-aprendizagem de mitose |
Authors: | CARVALHO, Kleyton de Paula Cabral de |
Keywords: | Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Recurso Pedagógico; Sequência Didática; Divisão celular |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | CARVALHO, Kleyton de Paula Cabral de. Criação de uma sequência didática que usa o teste do micronúcleo para o ensino-aprendizagem de mitose. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo propor uma Sequência Didática como estratégia pedagógica para o processo de aprendizagem investigativa da mitose, utilizando como questões práticas o teste do micronúcleo in vivo, com uma abordagem qualitativa. Além disso, nosso estudo buscou refletir sobre a prática docente no contexto do processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo – um tema muitas vezes percebido por educadores e alunos como complexo e desafiador. Considerando que o ensino de biologia, genética e divisão celular por mitose nas escolas ainda depende de métodos de ensino tradicionais, baseados em conteúdo e muitas vezes desconectados da realidade dos alunos, recursos alternativos e abordagens diferenciadas raramente são empregados na implementação em sala. Assim, a utilização de sequências didáticas de ensino sistematicamente organizadas para aulas teóricas e práticas de mitose surge como um caminho para aprimorar a experiência de aprendizagem nesta área de conhecimento e atuação. Ao propor uma Sequência Didática, que incorpore recursos como testes de micronúcleos, os educadores podem proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem por meio do ensino investigativo. Essa sequência abrange diversas atividades, com o objetivo de promover a equidade, incentivar a participação e envolver os alunos no assunto, composta por uma cartilha com orientações aos docentes de um catálogo com imagens de testes clínicos do micronúcleo. Esta proposta não só confere significado aos saberes, mas também facilita a assimilação do aluno através de abordagens pedagógicas distintas. Além disso, tem o potencial de servir como catalisador reflexivo, transformando a prática educacional e contribuindo para a sua relevância para estudantes e educadores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56685 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Kleyton de Paula Cabral de Carvalho.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License