Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56679

Compartilhe esta página

Título: A apraxia associada às doenças neurodegenerativas na realização das Atividades de Vida Diária : uma revisão integrativa
Autor(es): SILVA, Amanda Beatriz de Carvalho
Palavras-chave: apraxias; atividades cotidianas; terapia ocupacional
Data do documento: 25-Mar-2024
Citação: Silva, Amanda Beatriz de Carvalho. A apraxia associada às doenças neurodegenerativas na realização das Atividades de Vida Diária: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2024.
Abstract: Introdução: A apraxia é um distúrbio cognitivo que pode ser definido pela inabilidade de realizar movimentos voluntários ou complexos, apesar de possuir o desejo ou a capacidade física para tal. Dessa forma, pode repercutir negativamente na realização das Atividades de Vida Diária (AVDs). Objetivo: Identificar, na literatura científica, as repercussões da apraxia associada às doenças neurodegenerativas na realização das Atividades de Vida Diária (AVDs), na população adulta e idosa. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura disponível nas bases do Portal de periódicos CAPES/MEC; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scopus (Elsevier) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Além de revistas e periódicos específicos de Terapia Ocupacional. Considerou-se estudos em inglês, português e espanhol. Resultados: Foram selecionados 9 artigos para inclusão no estudo. Identificou-se a relação das apraxias com menor desempenho e independência em Atividades Básicas de Vida Diária, como vestir, alimentação e higiene pessoal. Além das Atividades Instrumentais de Vida Diária, como gerir residência, preparar refeições e participação social. Conclusão: A apraxia afeta diversas habilidades necessárias para a realização das atividades cotidianas com autonomia e independência. Não há um padrão na forma de avaliar as apraxias, nem em como afetam as atividades cotidianas. Além disso, nota-se uma escassez de estudos que se proponham a estudar diretamente a relação das apraxias com a realização das Atividades de Vida Diária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56679
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Beatriz de Carvalho Silva.pdf281,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons