Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648
Comparte esta pagina
Título : | Metodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVEST |
Autor : | LIMA, Vinícius Pereira de |
Palabras clave : | Aulas práticas; Geociências; Geografia escolar; Ensino significativo |
Fecha de publicación : | 4-oct-2023 |
Citación : | LIMA, Vinícius Pereira de. Metodologias práticas aplicadas ao ensino de Geografia Física no Pré-vestibular social CAVEST. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O ensino de geografia física busca estabelecer uma ampla conexão dos fenômenos naturais que ocorrem no planeta Terra com a formação dos educandos. Tornando-se essencial, adotar metodologias de ensino práticas e interativas, capazes de estimular uma aprendizagem crítica por meio da conexão de situações do cotidiano desses sujeitos com os conteúdos da aula. Desse modo, esse trabalho objetiva investigar a efetividade das práticas de geografia física ao incorporar a utilização de estratégias lúdicas, permeando o processo da construção de um conhecimento significativo. Nesse sentido, foram implementadas intervenções pedagógicas práticas a partir da execução de duas sequências didáticas que abrangeram os conceitos de geologia sobre minerais, rochas e fósseis, e outra sobre os solos, realizadas em um pré-vestibular voluntário no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Por meio da utilização de recursos e estratégias práticas aplicadas ao ensino de Geografia, os estudantes puderam conhecer diferentes tipos de minerais e rochas e construíram moldes de fósseis a partir do gesso, dentro do conteúdo de geologia. Tendo contato também com o assunto de solos, foi realizada uma atividade de discussão como metodologia ativa, com base na organização de ideias a partir de problemáticas sobre os solos, experimento utilizando amostras de solos e a dinâmica de um jogo de tabuleiro para sintetizar o que foi aprendido. Tais abordagens demostraram-se como facilitadoras do processo de aprendizagem, o que proporcionou a esses estudantes uma compreensão mais ampla diante dos processos naturais presentes no espaço geográfico que confrontam com as suas vivências. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56648 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vinícius Pereira de Lima.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons