Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56647

Comparte esta pagina

Título : A farmácia magistral e o cuidado farmacêutico : uma revisão integrativa
Autor : FERRES, Guilherme Henrique de Melo
Palabras clave : cuidado farmacêutico; atuação do farmacêutico; relação farmacêutico-paciente; boas práticas de dispensação; farmácia
Fecha de publicación : 14-mar-2024
Citación : FERRES, Guilherme Henrique de Melo. A farmácia magistral e o cuidado farmacêutico: uma revisão integrativa 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. ( Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A Farmácia de Manipulação sempre possuiu um papel importante na sociedade desde o século XVI, onde ainda eram denominadas boticas e seus profissionais boticários. O boticário além de suas atribuições como manipulador de medicamentos, também exercia uma função importante, sendo aquele profissional mais próximo da população, ouvindo suas queixas, orientando quanto ao uso de medicações e fazendo acompanhamento do tratamento do paciente, sendo uma forma empírica de exercer o Cuidado Farmacêutico. Tem como definição o Cuidado Farmacêutico a “ação integrada do farmacêutico com a equipe de saúde, centrada no usuário, para promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos”. A Resolução n° 746/2023 deixa claro que é responsabilidade do farmacêutico magistral informar, aconselhar e orientar de forma escrita ou verbal quanto ao uso racional de medicamentos (URM), quanto à interação com outros medicamentos e alimentos, informações sobre reações adversas e condições de conservação, armazenamento e descarte dos produtos. Diante do exposto, esse trabalho objetivou, por meio de uma revisão integrativa da literatura, sintetizar e agrupar pesquisas e trabalhos que abordam o Cuidado Farmacêutico em Farmácias Magistrais no Brasil, evidenciando o impacto e a importância desta prática no âmbito das Farmácias de Manipulação, como também avaliando o papel do profissional farmacêutico frente a essa problemática contemporânea. Inicialmente foi estabelecida a pergunta de pesquisa e realizadas pesquisas nas bases de dados SciELO, Google Scholar, Periódicos Capes e Biblioteca Virtual em Saúde a partir dos descritores: farmácia magistral, farmácia de manipulação, cuidado farmacêutico e atenção farmacêutica associando por meio do operador booleano AND. Foram encontrados 795 artigos nas bases de dados publicados nos últimos 10 anos. Fez-se a seleção dos estudos com base nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, sendo incluídos oito artigos nesta revisão integrativa. Com os estudos selecionados para compor o trabalho, entende-se que, mesmo tendo estado em local de destaque nos últimos anos, o Cuidado Farmacêutico ainda não é exercido de forma plena, principalmente nas Farmácias de Manipulação. O farmacêutico magistral deve exercer um papel de suma importância no que diz respeito à aplicação da prática do cuidado farmacêutico, fazendo com que o mesmo se torne, e também se veja, como referência na orientação, cumprimento, acompanhamento e monitoramento na terapia medicamentosa, aumentando sua credibilidade e confiabilidade perante o paciente e também a sociedade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56647
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC GUILHERME HENRIQUE DE MELO FERRES.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons