Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOTA, Ana Paula Fernandes da Silveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Emanoele Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T19:45:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T19:45:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanoele Ferreira da. A Presença das Múltiplas Linguagens da Criança no Currículo da Educação Infantil: Percepções à luz da Abordagem Reggio Emilia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620 | - |
dc.description.abstract | Faz parte da abordagem Reggio Emilia, a concepção de que as linguagens são formas de expressão da criança. Buscou-se neste artigo através de uma pesquisa documental, compreender como os currículos de Educação Infantil no Brasil, entendem e discorrem sobre a concepção das Múltiplas Linguagens. Para alcançar a diversidade do país, fez-se um levantamento de currículos que representassem as cinco regiões brasileiras, sendo um currículo por região. Através da análise das cinco propostas curriculares, buscou-se identificar se há reconhecimento da importância das Múltiplas Linguagens na Educação Infantil e como a presença dos campos de experiências no currículo orientam para a multidimensionalidade da criança. Evidenciou-se que alguns currículos abordam a temática explicitamente, aprofundando-se nas discussões, enquanto outros tratam de forma mais camuflada e superficial. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Múltiplas Linguagens | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Reggio Emilia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A presença das múltiplas linguagens da criança no currículo da educação infantil: percepções à luz da abordagem Reggio EmiliaENÇA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4435341410757451 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-3664-5958 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EMANOELE_submetido2024.pdf | 250,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons