Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTA, Ana Paula Fernandes da Silveira-
dc.contributor.authorSILVA, Emanoele Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-07-10T19:45:42Z-
dc.date.available2024-07-10T19:45:42Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-07-09-
dc.identifier.citationSILVA, Emanoele Ferreira da. A Presença das Múltiplas Linguagens da Criança no Currículo da Educação Infantil: Percepções à luz da Abordagem Reggio Emilia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56620-
dc.description.abstractFaz parte da abordagem Reggio Emilia, a concepção de que as linguagens são formas de expressão da criança. Buscou-se neste artigo através de uma pesquisa documental, compreender como os currículos de Educação Infantil no Brasil, entendem e discorrem sobre a concepção das Múltiplas Linguagens. Para alcançar a diversidade do país, fez-se um levantamento de currículos que representassem as cinco regiões brasileiras, sendo um currículo por região. Através da análise das cinco propostas curriculares, buscou-se identificar se há reconhecimento da importância das Múltiplas Linguagens na Educação Infantil e como a presença dos campos de experiências no currículo orientam para a multidimensionalidade da criança. Evidenciou-se que alguns currículos abordam a temática explicitamente, aprofundando-se nas discussões, enquanto outros tratam de forma mais camuflada e superficial.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúltiplas Linguagenspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAbordagem Reggio Emiliapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA presença das múltiplas linguagens da criança no currículo da educação infantil: percepções à luz da abordagem Reggio EmiliaENÇA DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA CRIANÇA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCEPÇÕES À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435341410757451pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-3664-5958pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_EMANOELE_submetido2024.pdf250,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons