Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56600

Compartilhe esta página

Título: O que a América Latina produz sobre teoria de Relações Internacionais?
Autor(es): GALDINO NETO, José Francelino
Palavras-chave: Ciência política; Teoria de Relações Internacionais; América Latina; Sul global; Epistemologia; Ontologia; Metodologia
Data do documento: 8-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GALDINO NETO, José Francelino. O que a América Latina produz sobre teoria de Relações Internacionais?. 2024. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O que a América Latina produz sobre Teoria de Relações Internacionais? O objetivo dessa tese de doutorado é mapear as estruturas institucionais, conceituais e intelectuais da subárea de teoria dentro da disciplina de Relações Internacionais. Para isso, caracterizamos e comparamos os principais artigos publicados internacionalmente com aqueles publicados na América Latina nos últimos 30 anos. Assim, construímos três bases de dados inéditas a partir de artigos coletados na Web of Science, Scopus e SCImago. No total foram analisados cerca de 1900 artigos sobre o tema a partir da combinação de técnicas bibliométricas e de análise de conteúdo. Entre os principais achados destacamos a ascensão da Turquia e do Brasil na produção teórica global, mas a permanência do domínio institucional, conceitual e intelectual de Estados Unidos da América e do Reino Unido. Especificamente para a América Latina existe uma produção teórica significativa, contudo esta ocupa ainda um papel secundário a nível global dentro das Teorias de Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56600
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE José Francelino Galdino Neto.pdf6,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons