Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56596

Compartilhe esta página

Título: Mobilidade de dorsiflexão e controle neuromuscular dos membros inferiores de atletas de futebol com e sem entorse lateral de tornozelo : estudo piloto
Autor(es): LIMA, William José Ramos de
Palavras-chave: Entorse; Tornozelo; Amplitude de movimento
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: LIMA, William José Ramos de. Mobilidade de dorsiflexão e controle neuromuscular dos membros inferiores de atletas de futebol com e sem entorse lateral de tornozelo: estudo piloto. 2024. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Objetivos: comparar a mobilidade e o controle neuromuscular de atletas com e sem histórico de entorse lateral de tornozelo. Métodos: estudo observacional piloto, com grupo amostral de atletas da base do Santa Cruz Futebol Clube, avaliados por meio de questionários, para identificação de sua condição clínica (FAAM), dados sociodemográficos e um possível histórico de lesões. A mobilidade foi avaliada com o Lunge teste e a desempenho neuromuscular com o Hop test. Resultados: teste de mobilidade de tornozelo medido pelo lunge test, quando comparado a angulação do MID e MIE é possível observar uma alteração mínima (3,18º e 1,71º) entre o grupo de entorse de tornozelo e o sem entorse de tornozelo. Os resultados demonstram diferença de desempenho entre atletas com e sem histórico de ELT, sendo nos saltos simples (6,74%), triplo (0,31%) e cruzado (1,19%). Não foram encontradas diferenças de assimetria entre os grupos com e sem histórico de ELT acima de 10%, percentual de ponto de core considerado como referência. Conclusão: não foram encontradas diferenças estatísticas significativas, em nenhum dos resultados analisados, porém foram observadas alterações mínimas na angulação para atletas com histórico de entorse de tornozelo quando avaliado a mobilidade de dorsiflexão desta articulação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56596
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons