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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56593
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Title: | Curadoria educacional e formação docente : um estudo com professores de Ciências |
Authors: | MENDES, Mayra de Santana |
Keywords: | Curadoria educacional; Professores - Autonomia; Formação continuada |
Issue Date: | 27-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MENDES, Mayra de Santana. Curadoria educacional e formação docente: um estudo com professores de Ciências. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Conforme Bhaskar (2020), hoje, cada pessoa viva tem 320 vezes mais informação à sua disposição do que em toda a biblioteca de Alexandria, e a fim de sistematizar essas inúmeras informações que chegam aos montes, emerge a ideia de curadoria, que tem como proposta prática a seleção, o arranjo, além do refinamento, redução, exposição, simplificação, apresentação e explicação das informações, para agregar valor ao objeto de atuação da curadoria. No caso deste trabalho, a curadoria educacional é apresentada como proposta para a formação continuada de professores de Ciências. A presente dissertação é resultado de uma pesquisa que tem como questão identificar como a curadoria educacional pode contribuir para desenvolver a autonomia dos professores de Ciências atendidos pelo Programa de Residência Docente (ReDEC). O objetivo é analisar a influência da curadoria educacional no desenvolvimento da autonomia dos docentes atendidos pelo Programa de Residência Docente, em Glória do Goitá-PE. Trata-se de uma investigação qualitativa, que se utilizou de questionários e entrevistas para o processo de obtenção dos dados. Os participantes foram professores de Ciências atendidos pelo Programa entre os anos de 2019 a 2022. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016). A investigação permitiu observar que as principais categorias relacionadas à curadoria que contribuem para a promoção da autonomia docente são: contato frequente, troca de experiências, contexto, algo novo, ferramentas, recursos e segurança. Além disso, buscou-se identificar como os professores que vivenciaram a curadoria há quase cinco anos estão atualmente em relação aos conteúdos aprendidos neste formato de formação. Com isso, foi possível perceber que a curadoria educacional pode ser uma estratégia para formações continuadas promissoras, principalmente no “mundo dos excessos” (Bhaskar, 2020, p. 2) em que vivemos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56593 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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