Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56591
Comparte esta pagina
Título : | TRÊSmoji : explorando processos metodológicos de concepção de personagens através de uma perspectiva comunicativa |
Autor : | SILVA, Loudovico Soares da |
Palabras clave : | Design de personagens; Comunicação; Ilustração; Metodologias de Design; Inteligência Artificial |
Fecha de publicación : | 19-jun-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Loudovico Soares da. TRÊSmoji: explorando processos metodológicos de concepção de personagens através de uma perspectiva comunicativa. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como principal objetivo explorar o design como fenô- meno de linguagem nos processos metodológicos de concepção de personagens utilizando a ferramenta TRÊSmoji. Com base em preceitos teóricos da semiótica e do design como fenômeno de linguagem, a investigação se aprofunda no processo metodológico da TRÊSmoji, uma ferramenta de geração de alternativas criada pelo autor desta disser- tação (Silva, 2021). O estudo visa aprofundar a compreensão sobre o potencial e as limitações dessa ferramenta, analisar seus aspectos de usabilidade e experimentar seu uso associado a Inteligências Artificiais Gerativas (IAGs) do tipo text-to-image. As reflexões são discutidas em torno de quatro temáticas relacionadas à TRÊSmoji: aspectos metodo- lógicos, aspectos simbólicos, questões de usabilidade e possibilidades de integração com inteligência artificial. De caráter dialético, a pesquisa foi conduzida por meio de experimentos divididos em dois grandes grupos, de acordo com sua modalidade de observação: experimentos de Pesquisa-ação e experimentos de Observação Assistemática. Os resultados observados indicam que a TRÊSmoji é uma metodologia de design em estado inicial de desenvolvimento, com potencial para ser utilizada em diferentes contextos, inclusive para a criação de artefatos além de personagens. Isso influenciou a mudança na terminologia da Categoria Espécie (limitada a personagens) para Categoria Essência (mais abrangente). Os resultados suscitam discussões a respeito das relações entre a função simbólica e a função estética dos personagens, interpretados aqui como produtos de design, e como isso é percebido no processo metodológico, evidenciando que as Categorias de Inspiração da TRÊSmoji têm um uso mais complexo do que o imaginado. Além disso, a pesquisa mostra que o uso específico de três emojis é limitante, de modo que a TRÊSmoji permite o uso de diferentes inputs. A pesquisa conclui que é necessário reestruturar o processo metodológico da TRÊSmoji de maneira mais profunda, considerando-a uma metodologia de design e não apenas uma ferramenta mental que auxilia metodolo- gias de design de personagens já existentes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56591 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Loudovico Soares da Silva.pdf | 20,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons