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Título : A educação pública municipal na cidade do Recife: uma análise da oferta de creche à luz da meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024)
Autor : MELO, Ana Clara Honorio de
Palabras clave : Creche; Direito à educação; Educação infantil; Plano Nacional de Educação
Fecha de publicación : 13-mar-2024
Citación : MELO, Ana Clara Honorio de. A educação pública municipal na cidade do Recife: uma análise da oferta de creche à luz da meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente texto aborda o tema da Educação Infantil, a partir da análise da garantia do direito à Educação. Ele é fruto de pesquisa, com procedimentos documental e de campo, que teve por objetivo analisar o papel da Prefeitura do Recife no cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) frente à demanda por creche, tendo por base os textos legais e a percepção dos atores que atuam na prática. Através do levantamento do PNE (2014-2024), do Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE-Pernambuco) (2015-2025), do Plano Municipal de Educação do Recife (PME-Recife) (2015-2025) e da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos atores que trabalham no contexto da Educação Infantil, foi realizada uma análise semântico-categorial de conteúdo. Os resultados apresentaram que a falta de investimentos para o cumprimento da meta 1 do PNE (2014-2024) fez com que a ampliação de vagas não acontecesse de forma a suprir a demanda existente, acarretando na negativa aos direitos dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social; outrossim, quando da oferta das vagas, o cunho assistencialista frente à Educação Infantil permanece sendo o direcionador das práticas de acesso e de permanência das crianças à creche. No arremate, são apontados caminhos para o fortalecimento das ideias de cuidar e de educar em contextos da primeira etapa da Educação Básica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56576
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