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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56576
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | MELO, Ana Clara Honorio de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T20:59:45Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08T20:59:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ana Clara Honorio de. A educação pública municipal na cidade do Recife: uma análise da oferta de creche à luz da meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024). 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56576 | - |
dc.description.abstract | O presente texto aborda o tema da Educação Infantil, a partir da análise da garantia do direito à Educação. Ele é fruto de pesquisa, com procedimentos documental e de campo, que teve por objetivo analisar o papel da Prefeitura do Recife no cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) frente à demanda por creche, tendo por base os textos legais e a percepção dos atores que atuam na prática. Através do levantamento do PNE (2014-2024), do Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE-Pernambuco) (2015-2025), do Plano Municipal de Educação do Recife (PME-Recife) (2015-2025) e da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos atores que trabalham no contexto da Educação Infantil, foi realizada uma análise semântico-categorial de conteúdo. Os resultados apresentaram que a falta de investimentos para o cumprimento da meta 1 do PNE (2014-2024) fez com que a ampliação de vagas não acontecesse de forma a suprir a demanda existente, acarretando na negativa aos direitos dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social; outrossim, quando da oferta das vagas, o cunho assistencialista frente à Educação Infantil permanece sendo o direcionador das práticas de acesso e de permanência das crianças à creche. No arremate, são apontados caminhos para o fortalecimento das ideias de cuidar e de educar em contextos da primeira etapa da Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Plano Nacional de Educação | pt_BR |
dc.title | A educação pública municipal na cidade do Recife: uma análise da oferta de creche à luz da meta 1 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text addresses the topic of Early Childhood Education, based on the analysis of the guarantee of the right to Education. It is the result of research, with documentary and field procedures, which aimed to analyze the role of Recife City Hall in meeting goal 1 of the National Education Plan (PNE) (2014-2024) in the face of the demand for daycare, with the aim of based on legal texts and the perception of actors who act in practice. Through a survey of the PNE (2014-2024), the Pernambuco State Education Plan (PEE-Pernambuco) (2015-2025), the Recife Municipal Education Plan (PME-Recife) (2015-2025) and the collection of data through semi-structured interviews carried out with actors working in the context of Early Childhood Education, a semantic-categorical content analysis was carried out. The results showed that the lack of investment to meet target 1 of the PNE (2014-2024) meant that the expansion of vacancies did not occur in order to meet the existing demand, resulting in the denial of the rights of subjects in situations of social vulnerability; furthermore, when vacancies are offered, the welfare nature of Early Childhood Education remains the driving force behind children's access and retention practices at daycare. Finally, paths are highlighted for strengthening the ideas of caring and educating in contexts of the first stage of Basic Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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