Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56575

Share on

Title: Representação social da aula de geografia compartilhada entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental
Authors: ALBUQUERQUE, Marcus Vinícius de Moura
Keywords: Ensino de geografia; representação social; ensino fundamental.
Issue Date: 16-Jun-2023
Citation: ALBUQUERQUE, Marcus Vinicius de Moura. Representação social da aula de geografia compartilhada entre estudantes do 9º do ensino fundamental
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso pretende analisar as Representações Sociais das aulas de geografia compartilhadas entre estudantes do 9º ano do ensino fundamental de duas escolas da Região Metropolitana de Recife. Para tal, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (TRS), desenvolvida por Moscovici, na década de 60 e também, nos referenciamos na teoria do núcleo central, desenvolvida por Jean-Claude Abric (1976). Participaram da amostra 98 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados no ano letivo de 2023. A coleta dos dados foi realizada através dos questionários de associação livre de palavras e para a análise dos dados utilizamos o software IRAMUTEC. Observamos que as representações sociais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, se organizam em torno da globalização, economia, mapa, países e guerra; além de outros termos que se correlacionam a essas ideias centrais. Esse resultado nos possibilitou aproximar-nos de como os sujeitos da amostra compreendem o conhecimento geográfico. As civilizações se utilizaram e desenvolveram esses conhecimentos na perspectiva de compreender a realidade do nosso planeta, possibilitando a instituição da geografia como ciência. Esses dados nos apresentam também como os estudantes do ensino fundamental representam esse conhecimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56575
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARCUS VINICIUS GEO LIC.pdf760,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons