Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56523

Compartilhe esta página

Título: Tudo é #publi? Uma dimensão sutil e complexa da nova roupagem da publicidade no cotidiano das pessoas
Autor(es): SILVA, Klenny Ellen Alves da
Palavras-chave: publicidade; Instagram; consumo; cotidiano; influência digital
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Klenny Ellen Alves da. Tudo é #publi? Uma dimensão sutil e complexa da nova roupagem da publicidade no cotidiano das pessoas. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A ascensão da cultura participativa (SHIRKY, 2011) e do prossumerismo digital transformaram as dinâmicas do marketing e da comunicação no século XXI. Os sites de redes sociais modificaram as formas de comunicar, comprar e se perceber, levando um número crescente de pessoas a querer ver e ser visto, aumentando seu valor. Nessa perspectiva, o Instagram se configura como um grande diário panóptico no Capitalismo de Vigilância (ZUBOFF, 2021), onde os amadores se utilizam de estratégias de visibilidade para compartilhar o cotidiano e ganhar força de influência em um mundo regido pelo capital e dominado por algoritmos (DOMINGUES, 2016). O sujeito comum se torna mídia e atinge seguidores como celebridades, podendo vir a se tornar, inclusive, uma delas. Essas transformações socioculturais impulsionam mudanças significativas no “fazer publicidade” e no que passa a ser considerado, de fato, uma publicidade, fazendo-nos questionar, por exemplo, se o compartilhamento de fragmentos do nosso cotidiano pode ser considerado uma forma de publicidade. Esta pesquisa de abordagem qualitativa busca problematizar o transbordamento do fazer publicitário numa publicidade cotidiana, porosa, imbricada com a rotina dos sujeitos, profundamente implicados em novas lógicas mercadológicas, comunicacionais e psicopolíticas (HAN, 2020).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56523
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Klenny Ellen Alves da Silva.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons