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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509

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Título: Práticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilíngue
Autor(es): RAMOS, Tarciana
Palavras-chave: Prática Pedagógica; Sala bilíngue; Estudantes surdos; Libras
Data do documento: 20-Mar-2024
Citação: RAMOS, Tarciana. Práticas pedagógicas com estudantes surdos do ensino fundamental anos finais em salas de aula bilíngue. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As práticas pedagógicas se estruturam por meio de ações conscientes e intencionais que abarcam vários processos para atender as necessidades educacionais dos alunos. Caracteriza-se como uma prática social, levando em consideração o contexto, os interesses e as necessidades dos estudantes, contribuindo para o processo de ensino- aprendizagem, ampliando as oportunidades de desenvolvimento para os discentes. Em relação à educação das pessoas surdas se faz necessário práticas pedagógicas inclusivas para atender as expectativas educacionais desses sujeitos. É imprescindível que os docentes dominem a língua de sinais e que suas práticas pedagógicas contemplem as especificidades linguísticas dos alunos surdos. Portanto, o objetivo principal deste estudo consistiu em investigar as práticas pedagógicas com estudantes surdos do Ensino Fundamental dos anos finais em salas regulares bilíngues para surdos. É um estudo de pesquisa de natureza qualitativa, realizado em duas SRBS, da rede municipal do Recife. Participaram da pesquisa duas docentes bilíngues destas salas. Para a coleta de dados, realizamos uma observação em cada sala de aula e uma entrevista semiestruturada com cada uma das professoras voluntárias. Os resultados evidenciaram que as docentes se empenham para oferecer a educação dentro da proposta bilíngue, além disso, no que diz respeito às práticas pedagógicas, são disponibilizados materiais didáticos e recursos visuais que corroboram para a práxis docente, bem como o uso de diversas estratégias, metodologias e adequações de materiais nas aulas, entretanto, ainda há muitos desafios para garantir uma educação alinhada aos princípios da educação bilíngue de surdos, considerando as especificidades linguísticas desses estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56509
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