Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5650
Título: Aterros sobre solos moles com soluções de melhoramento caso de obra: investigação e desempenho
Autor(es): BATISTA, Isabella Barbalho Santini
Palavras-chave: Holanda; Estabilização de aterros; Solo mobilizado
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Barbalho Santini Batista, Isabella; Quental Coutinho, Roberto. Aterros sobre solos moles com soluções de melhoramento caso de obra: investigação e desempenho. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O programa, formalmente entitulado New Options for Rapid and Easy Construction of Embankments on Soft Soils (No-Recess), consiste em uma série de aterros experimentais construídos na Holanda. Cinco técnicas de melhoramento de solo foram selecionadas para avaliar diferentes técnicas de estabilização de aterros construídos sobre solos moles no intuito de atender os requisitos do projeto. O presente trabalho é baseado no projeto No-Recess apresentando as investigações de campo e laboratório e as cinco técnicas usadas no projeto. Foi utilizado um modelo de elementos finitos bidimensional (Programa Plaxis) para representar as condições in-situ e as propriedades locais do solo comparando a viabilidade do caso do aterro sem nenhuma técnica de melhoramento de solo e dois casos das cinco técnicas de melhoramento de solo usadas no projeto No-Recess: (1) o projeto do aterro com drenos pré-fabricados, e (2) o aterro com as colunas de areia encamisadas (confinadas) com geotéxtil. As análises do comportamento dos aterros com relação às medidas de poro-pressões, deslocamentos verticais e horizontais foram feitas no intuito de avaliar as técnicas usadas no projeto para atender os requerimentos exigidos como curto tempo de construção, recalques residuais baixos, o mínimo de volume de solo mobilizado e comportamento rígido da construção sob carregamento dinâmico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5650
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6278_1.pdf9,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.