Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56499

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Jean Martins de Arruda-
dc.date.accessioned2024-06-17T17:59:16Z-
dc.date.available2024-06-17T17:59:16Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2024-06-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Jean Martins de Arruda. Uma análise das atividades de combinatória do 12º programa de iniciação científica da OBMEP sob a ótica da teoria antropológica do didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56499-
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi identificar a abordagem de Análise Combinatória no 12º Programa de Iniciação Científica da OBMEP na perspectiva da Teoria Antropológica do Didático – TAD (CHEVALLARD, 1991). Proposta por Yves Chevallard e seus colaboradores, esta teoria discute que os objetos matemáticos são entidades cuja existência está condicionada aos sistemas de práticas dentro de uma instituição. Neste trabalho, a referida teoria tem papel fundamental, sendo utilizada tanto para fins de fundamentação teórica quanto para fins de ferramenta metodológica de pesquisa. Mais precisamente, utilizamos um dos conceitos da TAD, conhecida por praxeologia, na análise e discussão dos dados coletados. Neste sentido, nos propomos a analisar as Organizações Matemáticas relativas aos problemas de Combinatória, tomando o material de apoio ao ensino do 12º PICOBMEP como meio de coleta de dados. A análise dos problemas nos possibilitou concluir que as tarefas são semelhantes, e as técnicas relativas às tarefas são repetitivas. No entanto, as técnicas utilizadas possibilitam a generalização, sempre justificadas por meio do discurso tecnológico-teórico a ela associadas.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.titleUma análise das atividades de combinatória do 12º programa de iniciação científica da OBMEP sob a ótica da teoria antropológica do didático.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to identify the approach of Combinatorial Analysis in the 12th Scientific Initiation Program of OBMEP from the perspective of the Anthropological Theory of Didactics - TAD (CHEVALLARD, 1991). Proposed by Yves Chevallard and his collaborators, this theory discusses that mathematical objects are entities whose existence is conditioned to the systems of practices within an institution. In this work, the aforementioned theory plays a fundamental role, being used both for the purposes of theoretical foundation and for purposes of a methodological research tool. More precisely, we use one of the concepts of TAD, known as praxeology, in the analysis and discussion of collected data. In this sense, we propose to analyze the Mathematical Organizations related to the problems of Combinatorics, taking the material to support the teaching of the 12th PIC-OBMEP as a means of collecting data. The analysis of the problems allowed us to conclude that the tasks are similar, and the techniques related to the tasks are repetitive. However, the techniques used allow the generalization, always justified by the technologicaltheoretical discourse associated with it.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jean_Versão-Final.pdf702,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons