Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56499
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jean Martins de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T17:59:16Z | - |
dc.date.available | 2024-06-17T17:59:16Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jean Martins de Arruda. Uma análise das atividades de combinatória do 12º programa de iniciação científica da OBMEP sob a ótica da teoria antropológica do didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56499 | - |
dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa foi identificar a abordagem de Análise Combinatória no 12º Programa de Iniciação Científica da OBMEP na perspectiva da Teoria Antropológica do Didático – TAD (CHEVALLARD, 1991). Proposta por Yves Chevallard e seus colaboradores, esta teoria discute que os objetos matemáticos são entidades cuja existência está condicionada aos sistemas de práticas dentro de uma instituição. Neste trabalho, a referida teoria tem papel fundamental, sendo utilizada tanto para fins de fundamentação teórica quanto para fins de ferramenta metodológica de pesquisa. Mais precisamente, utilizamos um dos conceitos da TAD, conhecida por praxeologia, na análise e discussão dos dados coletados. Neste sentido, nos propomos a analisar as Organizações Matemáticas relativas aos problemas de Combinatória, tomando o material de apoio ao ensino do 12º PICOBMEP como meio de coleta de dados. A análise dos problemas nos possibilitou concluir que as tarefas são semelhantes, e as técnicas relativas às tarefas são repetitivas. No entanto, as técnicas utilizadas possibilitam a generalização, sempre justificadas por meio do discurso tecnológico-teórico a ela associadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | OBMEP | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.title | Uma análise das atividades de combinatória do 12º programa de iniciação científica da OBMEP sob a ótica da teoria antropológica do didático. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to identify the approach of Combinatorial Analysis in the 12th Scientific Initiation Program of OBMEP from the perspective of the Anthropological Theory of Didactics - TAD (CHEVALLARD, 1991). Proposed by Yves Chevallard and his collaborators, this theory discusses that mathematical objects are entities whose existence is conditioned to the systems of practices within an institution. In this work, the aforementioned theory plays a fundamental role, being used both for the purposes of theoretical foundation and for purposes of a methodological research tool. More precisely, we use one of the concepts of TAD, known as praxeology, in the analysis and discussion of collected data. In this sense, we propose to analyze the Mathematical Organizations related to the problems of Combinatorics, taking the material to support the teaching of the 12th PIC-OBMEP as a means of collecting data. The analysis of the problems allowed us to conclude that the tasks are similar, and the techniques related to the tasks are repetitive. However, the techniques used allow the generalization, always justified by the technologicaltheoretical discourse associated with it. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jean_Versão-Final.pdf | 702,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons