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Título : A estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médio
Autor : SILVA FILHO, Teone Pereira da
Palabras clave : Ecologia; Educação em Saúde Ambiental; Produção de Material Didático; Biologia - estudo e ensino
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA FILHO, Teone Pereira da. A estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : As unidades de conservação são consideradas como importantes espaços não formais de aprendizagem, de caráter institucionalizado, em que ocorre a promoção da educação ambiental e científica através de práticas educativas com o uso de uma linguagem de fácil entendimento. Nos dias atuais é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico na promoção de uma educação socioambiental, tais como, o uso de guias informativos. Essa estratégia visa considerar o contexto no qual os estudantes estão inseridos e contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi promover um olhar sobre a EET como um espaço de aprendizagem através da percepção de estudantes do EM mediante atividades realizadas no local, culminando na elaboração de um guia educativo sobre a Estação do Tapacurá. A pesquisa foi realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Enquanto as ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos foram desenvolvidas na EET. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva, observacional de campo, mediante a aplicação de uma sequência didática emergindo o subproduto – o guia da EET. A análise dos dados seguiu as perspectivas de Bardin (2016) a partir do questionário prévio aplicado com 36 alunos. O guia confeccionado totalizou 32 páginas que abarcam aspectos históricos e biológicos, como também apresenta alguns espaços da Estação com propostas de conteúdo das Ciências da Natureza que podem ser discutidos em visitações e excursões didáticas. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56498
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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