Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56498

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Teone Pereira da-
dc.date.accessioned2024-06-17T14:15:31Z-
dc.date.available2024-06-17T14:15:31Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Teone Pereira da. A estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56498-
dc.description.abstractAs unidades de conservação são consideradas como importantes espaços não formais de aprendizagem, de caráter institucionalizado, em que ocorre a promoção da educação ambiental e científica através de práticas educativas com o uso de uma linguagem de fácil entendimento. Nos dias atuais é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico na promoção de uma educação socioambiental, tais como, o uso de guias informativos. Essa estratégia visa considerar o contexto no qual os estudantes estão inseridos e contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A Estação Ecológica do Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Diante desse contexto, o objetivo da pesquisa foi promover um olhar sobre a EET como um espaço de aprendizagem através da percepção de estudantes do EM mediante atividades realizadas no local, culminando na elaboração de um guia educativo sobre a Estação do Tapacurá. A pesquisa foi realizada com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Enquanto as ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos foram desenvolvidas na EET. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, descritiva, observacional de campo, mediante a aplicação de uma sequência didática emergindo o subproduto – o guia da EET. A análise dos dados seguiu as perspectivas de Bardin (2016) a partir do questionário prévio aplicado com 36 alunos. O guia confeccionado totalizou 32 páginas que abarcam aspectos históricos e biológicos, como também apresenta alguns espaços da Estação com propostas de conteúdo das Ciências da Natureza que podem ser discutidos em visitações e excursões didáticas. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEducação em Saúde Ambientalpt_BR
dc.subjectProdução de Material Didáticopt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA estação ecológica do Tapacurá como espaço de aprendizagem sobre o olhar de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9888157348760370pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxConservation Units are considered important non-formal learning spaces, of an institutionalized nature, where environmental and scientific education is promoted through educational practices using easy-to-understand language. Nowadays, there is a recurrent search for strategies and teaching materials to assist the pedagogical work of teachers in promoting a more conscious socio-environmental education, such as the use of informative guides. This strategy aims to consider the context in which students are inserted and contribute to the formation of critical citizens capable of identifying problems and proposing solutions. The Tapacurá Ecological Station (EET), located in the municipality of São Lourenço da Mata, is considered an important non-formal learning space, which can provide students with the construction of scientific knowledge in a pleasurable and meaningful way through their own experience. Given this context, the objective of the research to promote a look at the EET as a learning space through the perception of high school students through activities carried out on site., culminating in the creation of an educational guide on the Tapacurá Ecological Station. The research was carried out with 3rd year high school students at Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. While environmental education actions, ecological trails and photographic records were developed at EET. The methodology involved a qualitative, descriptive, observational and field approach, through the application of a didactic sequence, resulting in the by-product – the EET guide. Data analysis followed the perspectives of Bardin (2016) based on the previous questionnaire applied to 36 students. The guide made totaled 32 pages that cover historical and biological aspects, as well as presenting some spaces of the Station with proposals for content of the Natural Sciences that can be discussed in visitations and didactic excursions. We understand that carrying out scientific research and conducting environmental education activities provided stimuli in developing students' environmental awareness, which is essential for their educational and scientific training.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Teone Pereira da Silva Filho.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons