Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56485

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática de ensino investigativo sobre fotossíntese : proposta de criação de uma disciplina eletiva para docentes do ensino médio
Autor(es): ESTEVÃO, Leidiane da Silva
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Recurso Pedagógico; Sequência Didática
Data do documento: 28-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ESTEVÃO, Leidiane da Silva. Sequência didática de ensino investigativo sobre fotossíntese: proposta de criação de uma disciplina eletiva para docentes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo elaborar uma proposta de sequência didática, com metodologia pluralista focada no ensino investigativo sobre fotossíntese, direcionada a docentes de Biologia no ensino médio, podendo ser utilizada como disciplina eletiva. Para isso, foi realizada uma análise de outras sequências didáticas sobre fotossíntese por meio de uma revisão integrativa, a qual permitiu a inclusão de diversos tipos de pesquisa, para uma compreensão mais completa do tema em questão, e proporcionou a síntese do conhecimento com a incorporação de resultados de estudos já realizados na prática escolar sobre a temática. A revisão integrativa tem como base as etapas de formulação da pergunta; localização e avaliação crítica dos estudos; coleta, análise, apresentação e interpretação de dados. A partir disso, foi proposta uma sequência didática para com diversidade metodológica e com foco no ensino investigativo. Os resultados da revisão integrativa demonstraram que o uso de uma metodologia diversificada utilizando, por exemplo, leitura, atividades experimentais e elaboração de mapas mentais, em conjunto com o ensino investigativo, poderá estimular o interesse de estudantes do ensino médio pelo tema em estudo e pela ciência. Assim, este trabalho apresenta uma proposta inovadora que poderá ser utilizada por professores de Biologia para o ensino sobre fotossíntese na Educação Básica, utilizando uma sequência didática bem estruturada através da proposição de uma disciplina eletiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56485
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leidiane da Silva Estevão.pdf
  Item embargado até 2026-06-13
4,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons