Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56472

Comparte esta pagina

Título : Análise de estudos de desprescrição de estatina para pacientes em cuidados paliativos e de final de vida : uma revisão integrativa
Autor : FARIAS, Deise Araújo Duarte de
Palabras clave : cuidados paliativos; desprescrição; estatina; cuidados de final de vida
Fecha de publicación : 22-mar-2024
Citación : FARIAS, Deise Araújo Duarte de. Análise de estudos de desprescrição de estatina para pacientes em cuidados paliativos e de final de vida: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Os cuidados paliativos são uma abordagem no manejo de diversos problemas graves de saúde, incluídos, nos benefícios decorrentes dessa prática, não apenas o paciente, mas também sua família, entendida esta como o paciente oculto. No cenário do final de vida, a preciosidade dessa atividade se ressalta ainda mais, dada a natural dificuldade que o ser humano tem de lidar com a ideia da finitude. Algumas intervenções terapêuticas, diante da resumida perspectiva de vida restante ao paciente que se encontra em cuidados paliativos de final de vida, podem ser encaradas como intervenção fútil, dada a inexistência de tempo necessário para que o medicamento utilizado por aquele paciente alcance seus benefícios de forma plena. A desprescrição de medicamentos pode, portanto, se configurar como um benefício maior que o risco de seu uso, como no caso das estatinas, que, diante do quadro do paciente, podem ser alvo de detida análise da equipe multiprofissional de cuidados paliativos para a possível interrupção de seu uso. Cabe ao profissional farmacêutico, portanto, estar preparado e ser conhecedor dos estudos que envolvem o impacto clínico e de segurança quanto à desprescrição desse medicamento. Este trabalho tem a importância de analisar tais impactos para pacientes em cuidados paliativos e de final de vida, sendo feita uma revisão de literatura sobre os estudos da desprescrição do medicamento indicado. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de pesquisa em bases de dados do ScienceDirect, PubMed e SciELO, sendo usados como descritores, por meio do DECS (Descritores em Ciências da Saúde), os termos: "Palliative care" AND statin AND deprescribing. Dessa forma, foram obtidos os resultados acerca de quais são as mais recentes publicações de artigos relativos aos impactos clínicos, de segurança e qualidade de vida na desprescrição da estatina para pacientes em cuidados paliativos e de final de vida.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56472
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 - Depositado.pdf1,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons