Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56464

Compartilhe esta página

Título: Mudanças corporais e impactos na vida cotidiana : experiências e percepções de pessoas trans em acompanhamento no Espaço Trans – HC/ UFPE
Autor(es): SILVA, Anderson Gomes Alves da Silva
Palavras-chave: Pessoas Transgênero; Identidade de gênero; Atenção integral à saúde
Data do documento: 22-Mar-2024
Citação: SILVA, Anderson Gomes Alves da. Mudanças corporais e impactos na vida cotidiana: Experiências e percepções de pessoas trans em acompanhamento no Espaço Trans – HC/ UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Entre os diversos desafios encontrados para a garantia do acesso da população brasileira ao SUS, encontram-se as crescentes demandas pela formulação de serviços e ações que contemplem as especificidades de grupos populacionais. Especificamente, destacamos aqui a população trans – transexuais, travestis e transgêneros. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e percepções sobre o corpo, bem como sobre as mudanças corporais vivenciadas e possíveis impactos na vida cotidiana, de pessoas trans que apresentam demanda por Processo Transexualizador, em acompanhamento no Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (Espaço Trans- HC/UFPE). A pesquisa realizada adotou a abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio da realização de seis entrevistas semi-estruturadas, analisadas por meio da técnica de análise temática. Diante da extensão do material produzido e da diversidade de temáticas, foram abordados os temas mais centrais e frequentes identificados nas entrevistas. Os resultados encontrados apresentam as percepções e opiniões de pessoas trans, desde sua infância até a idade adulta, sobre as mudanças corporais experenciadas e seus impactos, demonstrando como os processos de discriminação e marginalização desta população impactam seus cotidianos e reforçando a importância de políticas públicas na garantia de direitos e a luta pela defesa de vivências livres de opressões.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56464
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANDERSON _Versão revisada.docx.pdf242,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons