Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5646
Título: Avaliação multicritério de riscos em gasodutos de gás natural: uma abordagem de classificação com o electre tri
Autor(es): Jorge de Melo Brito, Anderson
Palavras-chave: Gás natural;Gasodutos;Avaliação de riscos;Apoio Multicritério a Decisão
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Jorge de Melo Brito, Anderson; Maria de Miranda Mota, Caroline. Avaliação multicritério de riscos em gasodutos de gás natural: uma abordagem de classificação com o electre tri. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Acidentes em gasodutos de gás natural, conforme apontam registros históricos internacionais, apresentam com freqüência conseqüências de diversas dimensões, implicando em riscos que devem ser estimados e para os quais medidas mitigadoras devem ser tomadas. Nesse contexto, assumem especial importância metodologias para avaliação quantitativa de riscos, através das quais são estimadas as probabilidades de eventos indesejáveis e as conseqüências desses possíveis eventos. Entretanto, pode-se perceber, além de ambigüidades nos conceitos de risco, uma limitação das metodologias difundidas no que tange à consideração das múltiplas dimensões que os impactos de acidentes com vazamentos de gás natural podem assumir, bem como no que diz respeito ao apoio a processos decisórios subseqüentes envolvendo planejamento, prevenção, supervisão e manutenção de atividades mitigadoras de riscos em gasodutos. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um modelo multicritério de apoio a decisão avaliação de riscos e para classificação de trechos de gasodutos segundo níveis hierárquicos de risco. O modelo procura ajustar-se à existência de múltiplas dimensões ou critérios nos quais riscos devem ser avaliados, e a uma racionalidade não-compensatória do decisor. A metodologia desenvolvida baseou-se na aplicação dos conceitos da Teoria da Utilidade, Teoria da Decisão e do método ELECTRE TRI, através do qual foi possível designar trechos de gasodutos a classes pré-estabelecidas de riscos, favorecendo com que ações específicas sejam direcionadas a estas categorias a fim de reduzir ao máximo possível os riscos associados aos gasodutos de gás natural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5646
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7270_1.pdf2,76 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.