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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56442

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorLAGE, Paula Basto Levay-
dc.date.accessioned2024-06-10T12:42:45Z-
dc.date.available2024-06-10T12:42:45Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationLAGE, Paula Basto Levay. Língua inglesa on-line na pós-graduação: contribuições para a construção de processos de ensino e aprendizagem à luz da vida real. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56442-
dc.descriptionArquivo trocado em 13/09/2024 conforme solicitação do autor e autorização da PROPG via processo.-
dc.description.abstractA mobilização para esta tese parte das evidências, apontadas na literatura e observadas na vivência pessoal e profissional da pesquisadora, que mostram que ainda há um hiato na participação de estudantes de Mestrado e Doutorado em atividades acadêmicas em Língua inglesa, o que se configura como uma fragilidade no contexto da vida dos alunos e da Universidade. Em face dessa problemática, concebemos como objetivo geral da pesquisa investigar o contexto de ensino e aprendizagem de Língua inglesa on-line, no âmbito da Pós-graduação, a fim de desenvolver um conjunto de diretrizes para construção de futuros processos pedagógicos com foco nas necessidades reais dos estudantes e das Universidades públicas. Para tanto, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: (1) ‘Quais as necessidades reais em relação ao uso da Língua inglesa no âmbito da Pós- graduação?’; (2) ‘Especificamente, quais são os aspectos pedagógicos, considerando abordagens, métodos, formato, dinâmicas e recursos, que devem integrar um processo de ensino e aprendizagem do idioma on-line?’. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa, fundamentada na Design-Based Research, na qual foram realizadas fases e ciclos iterativos com estudantes, especialistas e utilizando documentos institucionais de modo a identificar as especificidades do contexto, propor e refinar uma solução educacional para o desafio identificado. Alicerçando-nos na perspectiva sócio- histórico-cultural a partir, principalmente, de Dewey e Vygotsky, nas contribuições da educação a distância em diálogo com o processo de ensino e aprendizagem de Língua inglesa e nos conceitos de (multi)letramentos, multimodalidade e multimídia, suscitamos a hipótese de que um processo voltado para a realização de uma atividade acadêmica da vida real, e em uma perspectiva de multiletramentos, multimídia e multimodal, seria mais adequado para a realidade da Pós-graduação, considerando os estudantes e também as questões institucionais. Os dados foram coletados por meio de mapeamento sistemático, questionário, entrevista, pesquisa documental e grupo focal e foram analisados através da codificação por ciclos de Saldaña (2013), fazendo um confronto com a teoria. Após as análises, foi possível confirmar a tese levantada para o estudo e as respostas às questões de pesquisa foram traduzidas em diretrizes pedagógicas, dentre as quais destacamos: aprendizagem contextualizada com a realização de uma atividade real, associação crítica entre aspectos de algumas abordagens e teorias de aprendizagem, mediação do professor, multimodalidade, variação de mídias, recursos e atividades, aprendizagem colaborativa, desvinculação da perspectiva de formalidade do currículo, modalidade híbrida, aporte tecnológico de fácil acesso, usabilidade e adesão orçamentária e afetividade e empatia. O principal resultado desta pesquisa são esses aspectos didático-metodológicos, estruturais e tecnológicos que compõem o conjunto de diretrizes. Ademais, foram elencadas sugestões de atividades e materiais e nomes de ferramentas e recursos. Sem a intenção de apontar uma solução educacional pronta e engessada, esperamos que as diretrizes resultantes deste estudo possam ser refletidas para serem adaptadas, ressignificadas, complementadas e replicadas em outros cenários, apoiando a oferta de processos de ensino e aprendizagem que melhor dialoguem com as necessidades dos estudantes e das universidades e que, assim, possam potencializar a atuação discente em vivências sociais acadêmicas reais em Língua inglesa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEducação on-linept_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.titleLíngua inglesa on-line na pós-graduação : contribuições para a construção de processos de ensino e aprendizagem à luz da vida realpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6421376400928529pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe mobilizations for this thesis come from the evidence, drawn from literature and also from the researcher's personal and professional experience, which shows that there is still a gap in the participation of Master's and Doctorate students in academic activities in English language, which is configured as a fragility in the context of students' lives and in the University. In the face of this problem, we conceive the general objective of the research to investigate the context of online teaching and learning of English language, in the context of postgraduate, in order to develop a set of pedagogical guidelines for the construction of future pedagogical processes focusing on the real needs of students from public universities. For this purpose, we seek to answer the following research questions: (1) 'What are the real needs regarding the use of the English language in the context of stricto sensu post- graduate?' 'Specifically, what are the pedagogical aspects, considering approaches, methods, format, dynamics, and resources, that should integrate a distance learning process of the language?' It was conducted qualitative research, based on Design- Based Research, in which iterative stages and cycles were carried out with students, experts, and using institutional documents in order to identify the specificities of the context, propose, and refine an educational solution for the identified challenge. Grounding ourselves on the socio-historical-cultural perspective, mainly from Dewey and Vygotsky, in the contributions of distance education in dialogue with the teaching and learning process of English language and in the concepts of (multi)literacy and multimodality and multimedia, we raise the hypothesis that a distance learning process of English language, focused on the accomplishment of a real-life academic activity and in a multimodal and multimedia conception, would be more suitable for the reality of postgraduate, considering the students and also the institutional issues. Data were collected through systematic mapping, questionnaires, interviews, documentary research and focus group sessions, and were analyzed through coding cycles by Saldaña (2013), confronting with the theory. After the analyzes, it was possible to confirm the thesis raised and the answers to the research questions were translated into pedagogical guidelines, among which we highlight: contextualized learning with the accomplishment of a real activity, conscious association among aspects derived from some approaches and learning theories, teacher mediation, variation of media, resources, tools, and activities, collaborative learning, detachment from the perspective of formality of the curriculum, hybrid modality, easy access, usability and budgetary adherence technologies, and affectivity, empathy, and humility. The main result of this research is these didactic-methodological, structural and technological aspects that make up the set of guidelines. In addition, suggestions for activities and names of tools, resources, and artifacts were listed. Without intending to point out a ready-made and rigid educational solution, we hope that the guidelines resulting from this study can be reflected upon to be adapted, re-signified, complemented and replied in other scenarios, supporting the provision of teaching and learning processes that better dialogue with the needs of students and universities and that, thus, can enhance the student's performance in real academic social experiences in English language.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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