Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441

Compartilhe esta página

Título: Sequência didática para o ensino da astronomia : um olhar no estudo nas medidas de tempo
Autor(es): LIMA, Gilmax José de
Palavras-chave: Astronomia; Medidas de tempo; Física – Estudo e ensino; Sequência didática
Data do documento: 18-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Gilmax José de. Sequência didática para o ensino da astronomia: um olhar no estudo nas medidas de tempo. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física, especificamente para o estudo das medidas de tempo, contemplados pela astronomia. A astronomia vem ganhando dimensões na disciplina de Física, através das divulgações em diversas plataformas de comunicação, despertando o interesse dos estudantes pela área. Sendo assim, analisamos como os documentos orientadores da educação básica vêm tratando essa temática, a exemplo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e verificamos como os jogos didáticos, outras formas metodológicas, como a sala de aula invertida e o uso de aplicativos/simuladores, podem ser aliados para uma aprendizagem significativa e enriquecedora para desenvolver aulas mais produtivas. O produto educacional que propomos é uma sequência didática, estruturada nas seguintes etapas: a primeira, um questionário de conhecimentos prévios; a segunda demonstração experimental do Gnômon; a terceira a prática experimental pelos estudantes; a quarta a discussão dos dados experimentais da etapa anterior junto com a apresentação do simulador e o manuseio pelos estudantes do NAAP Labs; a quinta a aplicação da metodologia da sala de aula invertida; a sexta a aplicação do jogo educacional “trilhando a astronomia” e, concluindo, a sétima etapa com a aplicação do questionário conclusivo. Com a aplicação das atividades da sequência didática, verificamos o despertar pelo senso investigativo, colaborando para o processo de inserir os estudantes numa perspectiva científica. A proposta é levar metodologias com o uso de meios tecnológicos, a exemplo de simuladores, como também o uso de práticas experimentais e o investimento em jogos educativos com materiais acessíveis, proporcionando a aplicação de ferramentas que auxiliem os/as professores/as de física a levar novas estratégias para a compreensão conceitual e assim promover uma aprendizagem significativa para os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56441
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gilmax José de Lima.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons