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Título : Avaliação da eficiência da teleconsulta de enfermagem : pré-exames de colonoscopias em um hospital universitário
Autor : VASCONCELOS, Andrea Paula Dourado
Palabras clave : Colonoscopia – Serviços de enfermagem - Tecnologia; Enfermagem em saúde pública; Informática na enfermagem; Protocolos médicos
Fecha de publicación : 30-abr-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : VASCONCELOS, Andréa Paula Dourado. Avaliação da eficiência da teleconsulta de enfermagem: pré-exames de colonoscopias em um hospital universitário. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Introdução: A colonoscopia é um exame utilizado para o rastreamento e a prevenção do câncer colorretal, considerado mundialmente como exame padrão-ouro para investigação desses casos. No Brasil, o câncer colorretal está como o terceiro tipo de câncer mais prevalente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Devido a preparação inadequada, o exame torna-se mais demorado, com maior risco de complicações, acarretando uma demora maior no diagnóstico e impedindo uma terapêutica adequada, levando, a uma remarcação, incremento da carga de trabalho e do custo com a assistência à saúde. O uso da Teleconsulta de Enfermagem no Setor de Endoscopia, pode produzir benefícios tanto para os pacientes quanto para a instituição. Objetivo: Avaliar a eficiência da Teleconsulta de Enfermagem para os pacientes que serão submetidos a colonoscopia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, que teve como participantes 164 pacientes que realizaram o exame de colonoscopia. Destes, foram distribuídos dois grupos, o primeiro orientado de forma presencial, 99 pacientes (grupo 1) e o segundo pela teleconsulta, 65 pacientes ( grupo 2). A partir da avaliação da qualidade do preparo para o exame, foi verificado nos dois grupos se a suficiência das informações repassadas por teleconsultas de Enfermagem, obteve sucesso na qualidade dos exames de acordo com a classificação realizada pelo examinador, sendo os resultados obtidos e analisados estatisticamente, através da tabulação dos dados em planilha do Microsoft Excel e por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: A qualidade do preparo do cólon no grupo 1 foi considerada boa (59,96 %), ruim (25,3%) e inadequada (15,2%). Já o grupo 2 mostrou-se boa (64,4%), ruim (18,6 %), (10,2%) inadequada, excelente (6,8 %). A faixa etária no grupo 1 foi adulto(20-59 anos) 49,5% e idoso(60+ anos) 50,5%, o grupo 2 jovem(0-19 anos) 3,1%, adulto 72,3% e idoso 24,1%. Em relação ao sexo, o grupo 1 mostrou 70,7% sexo feminino e 29,3% masculino, o grupo 2 72,3% feminino e 27,7% masculino. Já em relação a qualidade do preparo em relação aos horários dos exames realizados no período da manhã, no grupo 1 houve considerada boa(28%), ruim(17,2%) e inadequado(10%), o grupo 2 excelente(2%), boa(26,2%), ruim(12%) e inadequado(6,2%). No período da tarde o grupo 1 mostrou a qualidade boa(32%), ruim(11,1%), inadequado(2%) e o grupo 2 excelente(5%), boa(32,3%), ruim (4,6%) e inadequado (3,1%). Conclusão: De acordo com os resultados, foi observada a excelência nos exames do grupo orientado por teleconsulta de Enfermagem, mostrando que foi significativo o uso desta modalidade para os serviços de saúde nas orientações dos exames e que o estímulo dos serviços de saúde em adotar a prática de realizar o exame de colonoscopia no período da tarde, terá um potencial de melhorar a qualidade do preparo e limpeza do cólon.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56415
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

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