Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56388

Comparte esta pagina

Título : Estudo comparativo de desempenho entre matrizes de concreto com adição de fibras metálicas, através do ensaio de resistência residual
Autor : MONTE, Pedro José Silva do
Palabras clave : Concreto; Fibras de aço; Resistência residual à tração
Fecha de publicación : 18-abr-2024
Citación : MONTE, Pedro José Silva do. Estudo comparativo de desempenho entre matrizes de concreto com adição de fibras metálicas, através do ensaio de resistência residual. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Sendo o material de construção mais utilizado no mundo, o concreto é objeto de estudo a fim de otimizar, melhorar e buscar os melhores processos para seu uso durante a construção civil. Com base neste contexto, o uso de fibras vem para melhorar uma de suas principais deficiências como material, sua baixa resistência à tração, tenacidade e capacidade de deformação. Com toda essa variedade presente no mercado é gerado nos consumidores um problema na escolha de fibra e qual volume de fibra é mais adequado para a sua aplicação. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a influência de diferentes fibras metálicas em altos teores no desempenho mecânico de concretos em relação à resistência residual à tração na flexão. Para tanto, foi utilizado o ensaio de resistência residual à tração na flexão de corpos de prova prismáticos com o uso de três tipos de fibras com três teores distintos de 40 kg/m³, 60 kg/m³ e 80 kg/m³ que correspondem a 0,50%, 0,75% e 1,00%, respectivamente. Os resultados mostraram uma perda na trabalhabilidade no ensaio de abatimento de até 2,5% a cada kg/m³ de fibra adicionado, esta perda por outro lado gerou um ganhos mínimos de resistência residual de 12,20% entre cada teor utilizado e 46,50% a cada unidade de fator de forma incrementada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56388
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC PEDRO JOSÉ REVISADO.pdf3,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons