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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56388

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Tibério Wanderley Correia de Oliveira-
dc.contributor.authorMONTE, Pedro José Silva do-
dc.date.accessioned2024-05-29T14:42:57Z-
dc.date.available2024-05-29T14:42:57Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationMONTE, Pedro José Silva do. Estudo comparativo de desempenho entre matrizes de concreto com adição de fibras metálicas, através do ensaio de resistência residual. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56388-
dc.description.abstractSendo o material de construção mais utilizado no mundo, o concreto é objeto de estudo a fim de otimizar, melhorar e buscar os melhores processos para seu uso durante a construção civil. Com base neste contexto, o uso de fibras vem para melhorar uma de suas principais deficiências como material, sua baixa resistência à tração, tenacidade e capacidade de deformação. Com toda essa variedade presente no mercado é gerado nos consumidores um problema na escolha de fibra e qual volume de fibra é mais adequado para a sua aplicação. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a influência de diferentes fibras metálicas em altos teores no desempenho mecânico de concretos em relação à resistência residual à tração na flexão. Para tanto, foi utilizado o ensaio de resistência residual à tração na flexão de corpos de prova prismáticos com o uso de três tipos de fibras com três teores distintos de 40 kg/m³, 60 kg/m³ e 80 kg/m³ que correspondem a 0,50%, 0,75% e 1,00%, respectivamente. Os resultados mostraram uma perda na trabalhabilidade no ensaio de abatimento de até 2,5% a cada kg/m³ de fibra adicionado, esta perda por outro lado gerou um ganhos mínimos de resistência residual de 12,20% entre cada teor utilizado e 46,50% a cada unidade de fator de forma incrementada.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectFibras de açopt_BR
dc.subjectResistência residual à traçãopt_BR
dc.titleEstudo comparativo de desempenho entre matrizes de concreto com adição de fibras metálicas, através do ensaio de resistência residualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1294753665330633pt_BR
dc.description.abstractxBeing the most widely used building material in the world, concrete is the subject of study in order to optimize, improve, and seek the best processes for its use in civil construction. In this context, the use of fibers aims to improve one of its main weaknesses as a material, which is its low tensile strength, toughness, and deformation capacity. With all this variety available in the market, consumers face a problem in choosing the right fiber and the appropriate fiber volume for their application. The general objective of this work is to evaluate the influence of different metallic fibers at high contents on the mechanical performance of concretes regarding residual flexural tensile strength. For this purpose, the residual flexural tensile strength test was used on prismatic specimens using three types of fibers with three different contents of 40 kg/m³, 60 kg/m³, and 80 kg/m³, corresponding to 0.50%, 0.75%, and 1.00%, respectively. The results showed a loss in workability in the slump test of up to 2.5% for every kg/m³ of fiber added; however, this loss resulted in minimal gains in residual strength of 12.20% between each content used and 46.50% for each unit of aspect ratio increment.pt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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