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Título : Funcionamento cognitivo de indivíduos em primeiro episódio psicótico : um estudo descritivo entre grupos
Autor : FERREIRA, Mariana Barboza
Palabras clave : saude mental; grupo; terapia ocupacional
Fecha de publicación : 14-oct-2022
Citación : FERREIRA, Mariana Barboza. Funcionamento cognitivo de indivíduos em primeiro episódio psicótico: um estudo descritivo entre grupos. 2024. Trabalho de conclusão de curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A psicose, como sintomatologia, se caracteriza como uma síndrome que permite à pessoa experiências de alucinações, delírios, desorganização marcante do pensamento e/ou comportamento ou comportamentos catatônicos. O estágio inicial da psicose é nomeado como Primeiro Episódio Psicótico (PEP), no qual são demonstrados os primeiros sintomas psicóticos. Há estudos que indicam que as alterações cognitivas, já se apresentam na fase inicial dos sintomas psicóticos, que perduram ao longo do tempoe é bem evidenciada a necessidade de identificação e tratamento precoce direcionado. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é de apresentar o funcionamento dos aspectos cognitivos de pacientes em primeiro episódio psicótico e compará-los a um grupo controle. Oestudo, de cunho descritivo, transversal, com a abordagem de dados quantitativos, foi executado como rastreio cognitivo através do Addenbrooke'sCognitiveExamination - Versão Revisada (ACE-R). Foram realizadas ações em um hospital universitário de Pernambuco com dois grupos: um grupo controle e um grupo de PEP. A análise foi realizada através dos programas Statistica for Windows e Kruskal Wallis.Constatou-se que, noGrupo experimental, houve uma predominância participação de homens, com faixa etária entre 18 e 24 anos e de baixa escolaridade.A análise dos resultados do ACE-R, uma média aproximada de 91 pontos pelo grupo controle e 79,5 pontos no grupo experimental, confirmando uma diminuição do funcionamento cognitivo deste último grupo. Diante dos resultados obtidos é possível constatar que há um déficit em algumas habilidades cognitivas no PEP quando comparados a um grupo controle, principalmente na fluência verbal, habilidade visual e no reconhecimento e recordação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56377
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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