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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTA, Caroline Maria de Mirandapt_BR
dc.contributor.authorCAMPOS, Bruna Macielpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:40:52Z
dc.date.available2014-06-12T17:40:52Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationMaciel Campos, Bruna; Maria de Miranda Mota, Caroline. O diagnóstico das relações interfuncionais de SI/TI de uma organização em um modelo de governança. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5632
dc.description.abstractÉ consenso na literatura os benefícios que as organizações podem obter para o seu negócio com a utilização de sistemas de informação (SI) e tecnologia da informação (TI), tais como: melhores produtos e serviços, maior satisfação do cliente e vantagens competitivas. No sentido de utilizar todo o potencial dos sistemas de informação, muitas metodologias de planejamento de SI/TI foram desenvolvidas nas últimas décadas buscando alinhar a estratégia de utilização de SI/TI à estratégia do negócio. Recentemente, pelo fato do fornecimento de soluções por parte da área de SI/TI exigir patrocínio e comprometimento de toda a organização, foi identificado na literatura que apenas um processo formal de planejamento e sua maturidade não são suficientes para que a área de SI/TI de uma organização desempenhe de forma eficaz seu papel, ou seja, contribua para que a organização alcance seus objetivos empresariais. Assim as atenções se voltam para as relações da função SI/TI com as demais funções do negócio. Neste contexto, este trabalho propõe um modelo que represente os possíveis cenários em que se encontram as relações da função SI/TI com as demais funções do negócio e também sugere um procedimento baseado em informações, as quais falam da visão e interação da função SI/TI pela gestão da organização e seus usuários, obtidas mediante aplicação de um questionário. Este procedimento é utilizado para identificar em que estágio as relações da função SI/TI com o negócio se encontram, conforme o modelo proposto. No trabalho também são sugeridas recomendações de melhoria para os aspectos das relações que foram diagnosticadas insatisfatórias. Para ilustrar a aplicação do procedimento sugerido e a classificação das relações, segundo o modelo proposto, foram feitos estudos de caso em 4 (quatro) empresas da Região Metropolitana do Recife escolhidas por conveniência do pesquisadorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações da Função SI/TIpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de Informaçãopt_BR
dc.titleO diagnóstico das relações interfuncionais de SI/TI de uma organização em um modelo de governançapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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