Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56327

Compartilhe esta página

Título: Análise da aplicação de argamassa colante para regularização sobre emboço de fachada em obras de recuperação de fachadas na cidade do Recife
Autor(es): SILVA, Paulo Marllon de Oliveira
Palavras-chave: argamassa colante; revestimento fachada; cerâmica; retrofit
Data do documento: 17-Abr-2024
Citação: SILVA, Paulo Marllon de Oliveira. Análise da aplicação de argamassa colante para regularização sobre emboço de fachada em obras de recuperação de fachadas na cidade do Recife. 2024. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O uso da cerâmica como revestimento de fachada é cada vez mais comum no Nordeste brasileiro, especialmente na cidade de Recife, que é o foco deste estudo, evidenciando ao longo dos anos a necessidade de manutenção e substituição do revestimento de fachada cerâmico por novas peças, por razões tanto patológicas quanto estéticas, num processo conhecido comercialmente como retrofit de fachadas. Este trabalho visa investigar o método pelo qual este serviço é realizado, considerando a variedade de construtoras neste segmento e a falta de padronização do processo, onde cada uma realiza a regularização do emboço com argamassa colante, alternando entre as variações ACI, ACII e ACIII, sem considerar a eficácia dessa combinação com o substrato e a argamassa que será aplicada na cerâmica. A metodologia adotada baseia-se em análise de documentação, inspeção visual, identificação dos processos realizados no local, mapeamento da fachada, aplicação de painéis de teste, tratamento dos dados coletados em campo e classificação da eficiência dos painéis construídos in loco, aplicada no edifício Orion, localizado no bairro das Graças em Recife/PE. A pesquisa revelou que a regularização com argamassa colante ACIII apresentou melhor desempenho, destacando a importância da análise e cuidados no procedimento de execução, já que nenhum painel alcançou aprovação direta, isto é, pontuação acima de 8 com resistência superior a 0,5 Mpa, exigindo a aprovação de um engenheiro responsável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56327
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Marllon de Oliveira Silva.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons