Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56317

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fátima Maria Leite-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Maeli Vieira Cruz-
dc.date.accessioned2024-05-20T18:58:00Z-
dc.date.available2024-05-20T18:58:00Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-05-18-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maeli Vieira C. A afetividade na relação professor/a-aluno/a na educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56317-
dc.description.abstractEsse trabalho busca, por meio de um estudo teórico, analisar o papel da afetividade na educação infantil e sua importância para o desenvolvimento emocional, cognitivo e intelectual das crianças nos anos iniciais. Trazemos a visão da afetividade de autores como Wallon, Vygotsky e Piaget que contribuem para a compreensão de como os vínculos afetivos influenciam a formação do indivíduo na sociedade, em particular, com o foco na perspectiva de Wallon e de sua ênfase nas relações interativas e na emoção afetando de forma positiva ou negativa o desenvolvimento dos alunos. Apresentamos essa relação do desenvolvimento humano e as fases da infância, como também, refletimos acerca do desdobramento da afetividade na educação infantil e a perspectiva do lúdico e do movimento na construção das aprendizagens.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectafetividadept_BR
dc.subjectrelação professor-alunopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.titleA afetividade na relação professor/a-aluno/a na educação infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.description.abstractxThis work seeks, through a theoretical framework, to analyze the role of affectivity in early childhood education, and its importance for the emotional, cognitive and intellectual development of children in the early years. Bringing the view of affectivity from authors such as Wallon, Vygotsky and Piaget who highlight the understanding of how affective bonds influence the formation of the individual in society, and how these relationships can positively or negatively affect the development of students, through topics on human development and the stages of childhood, as well as an explanation on early childhood education and the perspective of play in the construction of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MAELI V..pdf306,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons