Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56301
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | STEINER, Andrea Quirino | - |
dc.contributor.author | LINS, Pedro Buril Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T14:29:43Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16T14:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Pedro Buril Saraiva. Difusão dos consórcios públicos intermunicipais no Brasil: uma análise de sobrevivência. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56301 | - |
dc.description.abstract | O principal objetivo desta pesquisa foi compreender a dinâmica da difusão institucional dos consórcios públicos. Como objetivos específicos, buscou identificar e compreender o processo de adoção dos consórcios públicos intermunicipais pelos municípios brasileiros. Em um contexto de descentralização, o federalismo brasileiro pode ser desfavorável. A desproporcionalidade entre capacidade fiscal e responsabilidades na provisão de políticas públicas afeta a implementação desses serviços, principalmente em municípios com orçamentos limitados. Os consórcios públicos intermunicipais são instrumentos eficazes de gestão para resolver essas questões e podem solucionar problemas de interdependência entre os municípios. Os benefícios são variados: maior escala na prestação de serviços, transparência nos processos e despesas, além da facilidade de realizar projetos conjuntos. Esta pesquisa examina a difusão dos consórcios públicos intermunicipais ao longo do tempo, identificando padrões relacionados ao tamanho da população e à região geográfica. A hipótese é que o tamanho populacional desempenha um papel importante na adoção da inovação institucional: municípios menores têm maior necessidade de se consorciar para melhorar a provisão de serviços públicos. No entanto, espera-se que essa relação seja influenciada pela área temática do consórcio público, pela região do município e pela implementação da lei No 11.107/2005, que regulamenta os consórcios públicos intermunicipais. Metodologicamente, a pesquisa aplica a técnica de análise de sobrevivência e os estimadores de sobrevivência e risco de Kaplan-Meier. Os dados são provenientes da adoção de consórcios públicos intermunicipais entre 1985 e 2013 pelos municípios brasileiros. Para testar a hipótese, foram construídos dois modelos de análise de sobrevivência: um abrangendo todo o período desde a adoção do primeiro consórcio público intermunicipal no Brasil (1985-2013) e outro considerando apenas casos após a adoção do marco legal (2005-2013). Os resultados mostram que (I) a lei No 11.107/2005 foi determinante na difusão dos consórcios públicos intermunicipais no Brasil; (II) os municípios se consorciam mais rapidamente em torno da área da saúde; (III) a região em que o município está localizado influencia a adoção desse arranjo institucional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência política | pt_BR |
dc.subject | Consórcios públicos | pt_BR |
dc.subject | Análise de sobrevivência | pt_BR |
dc.subject | Difusão institucional | pt_BR |
dc.title | Difusão dos consórcios públicos intermunicipais no Brasil : uma análise de sobrevivência | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8177416923208732 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4242875650956043 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia Politica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to understand the adoption process of intermunicipal public consortia by Brazilian municipalities. In a context of decentralization, Brazilian federalism can be unfavorable. The imbalance between fiscal capacity and responsibilities in providing public policies affects the implementation of such services, mainly in municipalities with limited budgets. Intermunicipal public consortia are effective management tools to address these issues and can solve problems of interdependence among municipalities. The benefits are diverse: greater scale in providing public service, transparency in processes and expenses, and the ease of undertaking joint projects. This research examines the diffusion of intermunicipal public consortia over time, identifying patterns related to population size and geographical region. The hypothesis is that population size plays an important role in the adoption of institutional innovation: smaller municipalities have a greater need to form consortia to improve the provision of public services. However, it is expected that this relationship is influenced by the thematic area of the public consortium, the region of the municipality, and the implementation of Law No. 11.107/2005, which regulates intermunicipal public consortia. Methodologically, the research employs survival analysis techniques, specifically the Kaplan-Meier survival estimator and hazard estimator. The data is derived from the adoption of intermunicipal public consortia between 1985 and 2013 by Brazilian municipalities. In order to test the hypothesis, two survival analysis models were constructed and subsequently implemented: one encompassing the entire period since the adoption of the first intermunicipal public consortium in Brazil (1985-2013), and another considering only cases after the adoption of the legal framework (2005-2013). The results show that (I) Law No. 11.107/2005 was determinant in the diffusion of intermunicipal public consortia in Brazil; (II) municipalities form consortia more quickly within the healthcare field; (III) the region in which the municipality is located influences the adoption of this institutional arrangement. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência Política |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Pedro Buril Saraiva Lins.pdf | 904,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons