Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56291
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Fátima Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | MELO, Ítalo Breno Araújo Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-15T17:03:47Z | - |
dc.date.available | 2024-05-15T17:03:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ítalo Breno Araújo Leite de. Os efeitos da música no desempenho e funções psicofisiológicas de nadadores: uma revisão sistemática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56291 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, a natação tem sido estudada em relação a metodologias de treino que possam interferir positivamente no desempenho de nadadores. Nesse cenário, a música parece ser um objeto de estudo eficaz para ser relacionado, uma vez que seus efeitos ergonômicos já foram comprovados em outros esportes aeróbios. Sendo assim, o objetivo desta revisão sistemática foi identificar quais efeitos a música pode causar no desempenho e funções psicofisiológicas de nadadores. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados, LILACS, PubMed, Medline e sciELO. A partir destas, foram extraídos artigos que tivessem uma relação direta com o propósito da presente revisão e levassem em consideração indivíduos com experiência prévia com a natação. Diversos trabalhos foram analisados, adotando diferentes condições: quatro estudos focalizaram na música durante a natação; enquanto 2 investigaram o uso da música antes do nado propriamente dito. Foi evidenciada uma relação de sincronização entre música e nado, provocando redução de tempo e aumento na frequência de braçadas, especialmente em músicas com 140bpm. Além disso, a presença da música também melhorou o foco, motivação e teve efeitos relaxantes, embora em músicas cativantes alguns participantes tenham se distraído. A partir desses achados, conclui-se que a música pode ser benéfica para turbinar o desempenho esportivo de nadadores de forma fisiológica e psicológica. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ritmo | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da música no desempenho e funções psicofisiológicas de nadadores : uma revisão sistemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9271780442828859 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In recent years, swimming has been studied in relation to training methodologies that can positively impact swimmers' performance. In this scenario, music appears to be an effective subject of study to explore, given that its ergogenic effects have already been proven in other aerobic sports. The goal of this systematic review was to identify the effects that music can have on the performance and psychophysiological functions of swimmers. Searches were conducted at the databases LILACS, PubMed, Medline, and sciELO. Articles directly related to the objective of this review and that considered individuals with previous swimming experience were extracted from these databases. Several studies were analyzed adopting different conditions: four studies focused on music during swimming, while two investigated the use of music before the actual swim. A synchronization relationship between music and swimming was evident, resulting in time reduction and swimming stroke frequency increase, especially with songs at 140 bpm. Additionally, the presence of music also improved focus, motivation, and had relaxing effects, although some participants were distracted by catchy tunes. From these findings, it is concluded that music can be beneficial in enhancing the physiological and psychological performance of swimmers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Italo Breno Araujo Leite de Melo.pdf | 569,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons