Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56242
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CELIS CARBAJAL, Miguel Angel | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Rafael Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T11:48:11Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T11:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Rafael Rodrigues. Estudo de tendência de variáveis para interceptores utilizando experimento fatorial. 2024. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval e Oceânica, Departamento de Engenharia Mecânica , Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56242 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como enfoque o estudo do apêndice hidrodinâmico chamado de interceptor, por meio de experimentos empíricos realizados em canal de água circulante. Para isso foi criado um modelo de casco em PRFV — Plástico Reforçado com Fibra de Vidro a apresentando desde a concepção do projeto, do método construtivo do modelo, passando pela construção do molde, até finalmente a construção da peça final em PRFV. Para a análise dos experimentos assume-se dois fatores para o interceptor: sua área aparente e a posição em relação à linha de água. Dessa forma, é realizado um planejamento de experimentos com base no conceito de experimento fatorial completo, em que será estudado a interação entre esses dois fatores com a variável resposta sendo a resistência ao avanço. A finalização do trabalho apresenta como cada fator contribui para a melhoria do consumo de uma embarcação real e quais são os seguintes passos para uma possível continuação para este trabalho. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interceptores | pt_BR |
dc.subject | Construção em fibra de vidro | pt_BR |
dc.subject | Experimento fatorial | pt_BR |
dc.subject | Planeio | pt_BR |
dc.subject | Náutica | pt_BR |
dc.title | Estudo de tendência de variáveis para interceptores utilizando experimento fatorial | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2580974364726430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work focuses on the study of the hydrodynamic appendage called an interceptor, through empirical experiments carried out in a circulating water channel. To this end, a FRP - Fiberglass Reinforced Plastic - hull model was created, beginning at the conception of the project, the construction method of the model, through the construction of the mold, to finally the construction of the final FRP hull piece. To analyze the experiments, two factors are assumed for the interceptor: its surface area and its position in relation to the water line. In this way, a design of experiments is carried out based on the concept of a full factorial experiment, in which the interaction between these two factors will be studied, with the response variable being the overall resistance. The end of the paper presents how each factor contributes to improving the consumption of a real boat and what the next steps are for a possible continuation of this work. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Engenharia Naval e Oceânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Naval | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Naval |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael Rodrigues Medeiros.pdf | 2,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons