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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56237
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Título: | Pavimentação de vias urbanas como meio de mitigar a exposição da população a inalação de partículas finas |
Autor(es): | SILVA, Hamilton Luiz Souza da |
Palavras-chave: | Material particulado; Pavimentação; Vila Tancredo Neves; Dimensionamento |
Data do documento: | 5-Abr-2024 |
Citação: | SILVA, Hamilton Luiz Souza da. Pavimentação de vias urbanas como meio de mitigar a exposição da população a inalação de partículas finas. 2024. 85 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo investiga os impactos negativos na saúde decorrentes da exposição a poeira gerada em vias não pavimentadas na comunidade Vila Tancredo Neves, situada no Bairro da COHAB, na cidade do Recife, estado de Pernambuco. Utilizou questionários aplicados aos residentes com auxilio do aplicativo MOREAPP. Identificou uma prevalência de doenças respiratórias, 36 pessoas afetadas entre as 180 pessoas levantadas das 35 famílias entrevistadas com doenças pré-existentes entre crianças e idosos como asma, bronquite e rinite, entre aqueles que vivem em áreas próximas às vias não pavimentadas. A análise das amostras coletadas em campo revelou a presença de elementos granulares como silte e argila, com dimensões capazes de penetrar no trato respiratório, prejudicando o sistema respiratório superior e inferior. Além disso, foi observada uma significativa proporção de crianças e idosos nessas residências, grupos populacionais mais vulneráveis aos efeitos nocivos da exposição desse material particulado. Diante desse cenário, . a importância da pavimentação das vias locais como medida eficaz para reduzir a emissão de poeira e melhorar a qualidade do ar, contribuindo assim para prevenção de doenças respiratórias e para o bem-estar geral da comunidade. Os resultados ressaltam a relevância do planejamento urbano sustentável. O dimensionamento foi realizado utilizando um programa aberto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (MeDiNa) do Governo Federal. Apresentou um Número Equivalente total de passagens do eixo padrão na faixa de projeto com N igual a 6,31x10^5 de via local com um Volume Médio Diário (VMD) de 327 veículos, apresentou um nível de confiabilidade de 65%, para uma espessura total de 31,5 centímetros, adequado para as vias locais em estudo. Conclui-se que a pavimentação é um componente essencial para promoção da saúde pública e para o desenvolvimento urbano equitativo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56237 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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