Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210
Share on
Title: | Uso da argumentação no ensino da química para auxiliar na construção do conhecimento científico. |
Authors: | SILVA, Ayanne Sara da |
Keywords: | Argumentação; Construção de Conhecimento; Plano de aula |
Issue Date: | 1-Apr-2024 |
Citation: | SILVA, Ayanne. Uso da argumentação no ensino de química para auxiliar na construção do conheci científico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Tendo em vista que a manutenção do ensino tradicional ainda é uma realidade presente na maior parte da educação brasileira, há necessidade de alternativas metodológicas que propiciem protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Nesse sentido, analisamos uma ação didática que envolva uma dinâmica argumentativa estimulada pelo uso de estudo de caso na construção do conhecimento científico de forma crítica. Para tanto, nos propomos a analisar como a problematização inserida em um estudo de caso estimula argumentos, contra-argumentos e respostas e como os planos argumentativos, pragmáticos e epistêmicos auxiliam os alunos na resolução do problema proposto. Realizou-se, então, uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória e participativa com alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma Escola Pública do Governo de Pernambuco. Diante disso, verifica-se que a aplicação de um estudo de caso é um facilitador para emergência de processos argumentativos e que os planos argumentativos descritos por De Chiaro e Leitão facilitam a resolução de uma problemática através de um debate, o que impõe a constatação de que metodologias ativas, como o estudo de caso aliado a argumentação em sala de aula proposta por Leitão auxilia a construção de um conhecimento crítico e reflexivo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56210 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - AYANNE SARA DA SILVA 4.pdf | 316,96 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License