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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56186

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Título: Variáveis antecessoras da intenção de comportamento minimalista no consumo de moda : um estudo à luz da Teoria do Raciocínio Comportamental
Autor(es): OLIVEIRA, Aline Poliana Costa Torres de
Palavras-chave: Minimalismo – Comportamento; Autodomínio; Cognição (Psicologia); Comportamento do consumidor; Moda; Consumo responsável
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Aline Poliana Costa Torres de. Variáveis antecessoras da intenção de comportamento minimalista no consumo de moda: um estudo à luz da Teoria do Raciocínio Comportamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Objetivo: Esse estudo teve por finalidade analisar a relação entre o autocontrole, a necessidade de cognição, o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda no APL de confecções de Pernambuco. Método: Foi desenvolvida uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, que utilizou amostragem do tipo não-probabilística de corte transversal único, adotando as técnicas de amostragem por conveniência e snowball. A coleta de dados se deu por meio de um survey online que contou com 312 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: Os resultados obtidos demonstram que o consumo consciente influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda, bem como o autocontrole influencia o consumo consciente e a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda. E ainda, que a necessidade de cognição influencia o autocontrole, mas não influencia a intenção de comportamento minimalista no consumo de moda nem o consumo consciente. Contribuições teóricas: Utilizando a Teoria do Raciocínio Comportamental, além de contribuir para o fortalecimento das variáveis que são usadas das investigações sobre comportamento do consumidor e sustentabilidade, os resultados aqui encontrados auxiliam no fortalecimento no conhecimento sobre fatores que levam ao comportamento minimalista, apontado a predominância da racionalidade do consumo na área sustentável e corroborando com a indicação de uma tendência no aumento da consciência sobre o consumo sustentável e consequentemente uma motivação maior dos consumidores por decidir de forma mais reflexiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56186
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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