Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56164

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Regivan de Lima-
dc.date.accessioned2024-04-30T19:05:09Z-
dc.date.available2024-04-30T19:05:09Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Regivan de Lima. As decisões didáticas do professor no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56164-
dc.description.abstractA atividade dos professores vai além da sala de aula, as decisões didáticas tomadas por eles têm um papel crucial no processo de ensino, inclusive por serem importantes autores no processo de inclusão escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetivou- se a identificar os fatores que influenciam nas decisões didáticas dos professores de matemática e as consequências dessas decisões na inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE). Para isso, propôs-se a realização de uma dissertação no formato multipaper para maior divulgação dos resultados de pesquisa junto a múltiplos sujeitos. Assim, elaboraram-se três artigos. No artigo I, foi feito um estudo de natureza bibliográfica, tendo como metodologia o mapeamento horizontal e vertical, em que foram mapeadas pesquisas (artigo, teses e dissertações) relacionadas às decisões didáticas, assim, foi possível perceber que cada vezes mais, pesquisadores ligados à didática da matemática têm se debruçado sobre a atividade do professor. No artigo II, foi realizado o mapeamento horizontal, onde se mapiou as pesquisas (teses e dissertações) na área de educação matemática ligadas ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual. Nesse estudo, constatou- se que a região sul é hegemônica na produção de teses e dissertações, com base nos critérios que foram utilizados, além disso, constatou-se que mais da metade dos estudos foram feitos em programas de pós-graduação ligados ao ensino/educação matemática. Isso pode revelar certo interesse dos programas ligados a essa área sobre o tema em questão. Por fim, no artigo III, teve por objetivo investigar a atividade docente, identificando as decisões didáticas do professor de matemática e os fatores que as influenciam e suas consequências no processo de inclusão escolar, dessa forma, foram utilizados como instrumentos de coletas de produção de dados, entrevista e diário de bordo. A partir deste estudo, foi possível identificar as decisões didáticas do professor de matemática, os fatores que as influenciaram e suas implicações para o processo de inclusão de alunos com NEE, mas especificamente, com deficiência intelectual. Nesse sentido, percebeu-se que muitas dessas decisões didáticas, caminhavam para o processo de integração, já que o estudante com DI não era submetido ao mesmo conteúdo dos demais. Ainda, verificamos a predominância dos fatores do tipo epistêmico nos diferentes níveis da atividade do professor considerado neste estudo, ou seja, nível +3, +2, +1 e 0.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs decisões didáticas do professor no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108919591207299pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxTeachers' activities go beyond the classroom, and the teaching decisions they make play a crucial role in the teaching process, including being important authors in the school inclusion process. With this in mind, the aim of this study was to identify the factors that influence math teachers' teaching decisions and the consequences of these decisions for the inclusion of students with Specific Educational Needs (SEN). To this end, it was proposed that a dissertation be produced in multipaper format, in order to better disseminate the research results to multiple subjects. Three articles were therefore produced. In article I, a bibliographic study was carried out, using horizontal and vertical mapping as a methodology, in which research (articles, theses and dissertations) related to teaching decisions were mapped, so it was possible to see that researchers linked to the didactics of mathematics have increasingly focused on the teacher's activity. In article II, we carried out a horizontal mapping of research (theses and dissertations) in the area of mathematics education linked to the process of including students with intellectual disabilities. In this study, it was found that the southern region is hegemonic in the production of theses and dissertations, based on the criteria that were used, in addition, it was found that more than half of the studies were carried out in postgraduate programs linked to mathematics teaching/education. This may reveal a certain interest on the part of programs linked to this area in the subject in question. Finally, the aim of article III was to investigate teaching activity, identifying the math teacher's didactic decisions and the factors that influence them and their consequences in the process of school inclusion, using interviews and logbooks as data collection instruments. From this study, it was possible to identify the math teacher's didactic decisions, the factors that influenced them and their implications for the inclusion process of students with SEN, but specifically with intellectual disabilities. In this sense, we realized that many of these didactic decisions were moving towards the process of integration, since the student with ID was not subjected to the same content as the others. We also found a predominance of epistemic-type factors at the different levels of teacher activity considered in this study, i.e. level +3, +2, +1 and 0.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Regivan de Lima Nogueira.pdf9,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons