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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56162

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorPONTES, Mirely dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-30T17:57:20Z-
dc.date.available2024-04-30T17:57:20Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-22-
dc.identifier.citationPONTES, Mirely dos Santos. Análise das formações continuadas na rede de ensino de uma cidade do agreste pernambucano para professores de matemática de alunos com síndrome de Down nos anos de 2019 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56162-
dc.description.abstractA trissomia 21 é uma alteração cromossômica que também é conhecida como Síndrome de Down. Estudantes com esta condição genética, por muitos anos, foram considerados sem grandes capacidades para aprender, porém hoje é evidente que é possível, e depende das oportunidades que lhe incluem. No Brasil, a educação de pessoas com deficiência, em classes regulares, é garantida de forma constitucional como citada na LDBEN, diante disso as formações são importantes, para assistir e valorizar o profissional docente em sua atuação profissional. Por isso, buscamos como objetivo geral da pesquisa: analisar a política de formação continuada dos professores de Matemática para a atuação com alunos com Síndrome de Down nos anos finais do ensino fundamental, para que novas pesquisas sejam desenvolvidas na área de educação de pessoas com deficiência intelectual, uma vez que em alguns casos os alunos estão em salas de aula mas sem serem participantes da mesma, por isso temos como problema da pesquisa “Quais os elementos norteadores presentes na política de formação continuada dos professores de Matemática que evidenciam o acesso ao conhecimento pedagógico para o trabalho com alunos com Síndrome de Down ?” , tomando como recorte temporal do estudo o período que compreende de 2019 a 2023 estabelecendo os últimos cinco anos para a investigação. A metodologia tem uma abordagem qualitativa de caráter descritiva e exploratória, vivenciada em dois momentos, e para substanciar nosso trabalho realizamos um levantamento sobre as dissertações que também estudaram sobre o tema na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma análise documental das formações que aconteceram na rede de ensino público de um município do agreste pernambucano. Como resultados obtivemos que a rede ofereceu apenas uma formação sobre a inclusão e de forma generalista, portanto, se faz necessária uma revisão quanto às impressões das quantidades e qualidades dessas formações.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectPolíticas inclusivaspt_BR
dc.subjectFormação continuada de professores de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleAnálise das formações continuadas na rede de ensino de uma cidade do agreste pernambucano para professores de matemática de alunos com síndrome de Down nos anos de 2019 a 2023.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5990759026182953pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxTrisomy 21 is a chromosomal alteration that is also known as Down Syndrome. Students with this genetic condition, for many Years, were considered impossible to teach but today it is evident that in addition to being possible, it depends on the opportunities offered, as each person learns in different ways. In Brazil, the education of people with disabilities in regular classes is constitutionally guaranteed, there fore training is important to assist and value the teaching professional. There fore, we seek to achieve the general objective of analyzing the continuing education policy for Mathematics teachers to working with students with Down Syndrome in the final years of elementary school, because during the researcher's non-mandatory internship period in mathematics, at a school in the municipality of Caruaru, in the final years of elementary school, students with Down Syndrome even in classrooms did not receive specific activities or in some cases do not participate in classes, which is why we have the research problem “What are the guiding elements present in the continuing education policy for Mathematics teachers that demonstrate access to pedagogical knowledge for working with students with Down Syndrome?” , taking as the study's time frame the period from 2019 to 2023, establishing the last 5 years for the investigation. The methodology has a descriptive and exploratory quality approach, and occurred through a survey of the dissertations that also studied the topic in the Digital Library of Theses and Dissertations and a documentary analysis of the training that took place in the Caruaru education network, Pernambuco. As a result, we obtained that the network only offered training on inclusion and in a generalist way, therefore a review is necessary regarding the impressions of the quantities and qualities of these trainings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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