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Título : Intersecção complexa: educação matemática e subjetividades na pesquisa em educação.
Autor : SILVA, Igor Henrique Barbosa Bezerra
Palabras clave : Educação Matemática; Subjetividade; Formação do Sujeito; BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações)
Fecha de publicación : 28-mar-2024
Citación : SILVA, Igor Henrique Barbosa Bezerra. Intersecção complexa: educação matemática e subjetividades na pesquisa em educação. 2024. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Esse trabalho analisou como a comunidade acadêmica na área da educação matemática tem abordado e pesquisado a relação entre esse campo e a constituição de subjetividades. Localizamos textos produzidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que discutem a temática, destacando as abordagens teóricas mobilizadas, os caminhos investigativos, os territórios de produção do conhecimento e os principais achados. Partimos do pressuposto que a Educação Matemática é uma zona ontológica que está na esfera entre a Educação e a Matemática, portanto, revela-se como uma complexa área de atuação que diz respeito, em última instância, à formação do sujeito, ao torna-se, ao devir, ao vir-a-ser. A pesquisa norteou-se pelas seguintes perguntas: Como o estudo da relação entre educação matemática e subjetividade tem se dado no Brasil? Que significado tais trabalhos têm dado à “educação matemática”? Como o significante “subjetividade” tem sido mobilizado? De que forma tais significantes aparecem articulados com outros significantes caros à educação como inclusão, cidadania, formação docente, prática pedagógica? O estudo tem caráter exploratório e descritivo. Adota a perspectiva de pesquisa mista que consiste numa combinação de elementos qualitativos e quantitativos. O corpus foi constituído por teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. O caráter exploratório e descritivo do estudo permite uma abordagem holística, capturando nuances e complexidades presentes na produção acadêmica sobre o tema. A escolha da perspectiva de pesquisa mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, proporciona uma análise abrangente e aprofundada, permitindo uma compreensão mais completa e contextualizada dos fenômenos estudados. Os resultados desta pesquisa não apenas preenchem lacunas no entendimento da relação entre educação matemática e subjetividade no contexto brasileiro, mas também oferecem subsídios para futuras investigações e contribuem para o avanço teórico e prático nessa área. Essa análise é essencial para informar práticas educacionais mais eficazes, influenciando positivamente o desenvolvimento da educação matemática no país.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56156
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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