Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125

Comparte esta pagina

Título : Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023
Autor : SILVA, Marcela Eduarda da
Palabras clave : Massacres em Escolas; Violência Escolar; Bullying; Discurso de Ódio; Masculinidade Tóxica
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Citación : SILVA, Marcela Eduarda da. Inventário do horror: um estudo exploratório dos massacres escolares ocorridos no Brasil em 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente estudo analisou os sucessivos episódios de massacres ocorridos em escolas brasileiras no ano de 2023. Partindo de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, inventariamos notícias produzidas por jornais de ampla circulação no Brasil e, ainda, os dados dispostos no relatório “Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para ação governamental (Brasil, 2023). A partir deste levantamento, identificamos que o ano de 2023 concentrou o maior número de episódios de violência extrema em nosso país, estando associados a uma dimensão cultural pautada no ódio, na cultura bélica e nos elementos de masculinidade tóxica. Além disso, encontramos como fatores explicativos aos massacres questões ligadas ao clima escolar, associando as práticas de bullying e outras formas de violência escolar aos episódios aqui em tela. Desta realidade, o inventário aqui realizado evidencia a necessidade de uma mudança cultural interna às escolas, ressignificando os currículos das instituições educativas para uma lógica cooperativa, pautada na alteridade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56125
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARCELA EDUARDA DA SILVA.pdf297,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons