Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56120

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do financiamento público em ciência, tecnologia e inovação para as doenças tropicais negligenciadas
Autor : OLIVEIRA, Jabson Herber Profiro de
Palabras clave : Financiamento da pesquisa; Fontes de financiamento de pesquisa; Financiamento governamental; Doenças negligenciadas; Anos de vida ajustados pela incapacidade
Fecha de publicación : 27-abr-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Jabson Herber Profiro de. Avaliação do financiamento público em ciência, tecnologia e inovação para as doenças tropicais negligenciadas. 2023. Tese (Doutorado em Inovação Terapêutica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As doenças tropicais negligenciadas (DTNs) são um grupo de doenças de maior incidência e prevalência em países subdesenvolvidos, tendo associação com as condições socioeconômicas da população. Apesar da significativa queda na carga global da doença na América Latina e no Caribe durante os últimos anos, as doenças tropicais negligenciadas (DTNs) ainda continuam a afetar uma parcela significativa da população e seus respectivos sistemas de saúde. Nesse contexto, o financiamento de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) é fundamental para produção de conhecimento sobre essas doenças e o desenvolvimento de novas opções terapêuticas mais seguras e eficazes. Os objetivos da presente tese foram: (i) investigar se o financiamento da pesquisa sobre DTNs e Zika foi equivalente ao esperado em relação ao DALY; (ii) descrever as interações que ocorreram entre as instituições de CT&I; (iii) apresentar os desdobramentos do fomento público brasileiro para a área de fármacos e medicamentos; (iv) e estimar o financiamento necessário para a consolidação de resultados para o desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos, no âmbito da política nacional de prioridades de pesquisa em saúde (PNCTIS). Num primeiro momento, a fim de verificar se o financiamento de CT&I foi proporcional ao DALY, foram analisados projetos financiados entre 2006 e 2019, para o mesmo período e associadas ao tema dos respectivos projetos. Posteriormente foram analisadas as interações dos institutos de pesquisa que receberam financiamento especificamente para o desenvolvimento de novas moléculas e formulações relacionadas com o combate das DTNs. Por fim, a partir de um portfólio de tecnologias, foi realizada uma estimativa para o financiamento e consolidação de resultados, por meio da ferramenta Portfolio-To-Impact (P2I). Foi evidenciado que o financiamento (2006- 2019) foi inferior ao esperado em relação à carga global de doenças medida pelo DALY. Especificamente, as doenças com os maiores DALYs tiveram o menor financiamento de CT&I. Por sua vez, a estimativa para o financiamento apontou a necessidade de destinação de uma quantia aproximada de USD 1.2 bilhão até 2035, sendo esperado o lançamento de 6 a 8 novas alternativas terapêuticas no mercado. Com isso, a depender do cenário, o impacto financeiro com o desenvolvimento das tecnologias vai gerar uma economia entre USD 629.8 milhões e USD 6.9 bilhões, com o número de DALYs evitados. Esta tese fornece evidências para o financiamento de CT&I com ênfase nas DTNs. Também contribui para o planejamento e o estabelecimento do desenho de condições previsíveis para o lançamento de fármacos e medicamentos necessários para o combate das DTNs. Estudo futuros podem abordar outras fontes de financiamento e a temática do desenvolvimento de métodos de diagnósticos e vacinas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56120
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Inovação Terapêutica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Jabson Herber Profiro de Oliveira.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-26
5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons