Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56080
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maurilio Artur Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T12:52:36Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T12:52:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maurilio Artur Bezerra. Simuladores digitais interativos: uma análise das simulações para o ensino de momento angular. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56080 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho foi analisado como as simulações digitais podem funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino de momento angular. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em seu estado atual de evolução e desenvolvimento, devem serem vistas com bons olhos por professores que ensinam ciência no modo geral, em física em específico, uma disciplina tida por muitos, como difícil e até impossível de se entender, os profissionais devem recorrer aos métodos mais atrativos e atual para um melhor êxito no processo de ensino. O objetivo da pesquisa foi analisar simulações com a finalidade de se ensinar o momento angular e as grandezas físicas relacionadas. As buscas ocorreram diferentes plataformas que possuam simulações digitais e interativas, e ao identificar as simulações, elas foram analisadas qualitativamente com relação aos critérios definido na pesquisa. Depois, foram analisadas minuciosamente, uma simulação em cada plataforma encontrada de tal forma, a levar uma lógica didática ao ensinar momento angular. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Momento angular | pt_BR |
dc.subject | Simuladores digitais | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.title | Simuladores digitais interativos: uma análise das simulações para o ensino de momento angular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this paper, analyzed how digital simulations can function as a pedagogical tool for teaching angular momentum. Digital Information and Communication Technologies (TDICs), in their current state of evolution and development, should be viewed favorably by teachers who teach science in general, In physics specifically, a subject considered by many to be difficult and even impossible to understand, professionals must resort to the most attractive and current methods for better success in the teaching process. The objective of the research was to analyze simulations with the purpose of teaching angular momentum and related physical quantities. The searches took place on different platforms that have digital and interactive simulations, and when identifying the simulations, they were qualitatively analyzed in relation to the criteria defined in the research. Afterwards, a simulation was analyzed in detail on each platform found in such a way as to bring a didactic logic to teaching angular momentum. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maurilio Artur Bezerra da Silva.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons