Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56080

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Maurilio Artur Bezerra da-
dc.date.accessioned2024-04-24T12:52:36Z-
dc.date.available2024-04-24T12:52:36Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Maurilio Artur Bezerra. Simuladores digitais interativos: uma análise das simulações para o ensino de momento angular. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56080-
dc.description.abstractNeste trabalho foi analisado como as simulações digitais podem funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino de momento angular. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em seu estado atual de evolução e desenvolvimento, devem serem vistas com bons olhos por professores que ensinam ciência no modo geral, em física em específico, uma disciplina tida por muitos, como difícil e até impossível de se entender, os profissionais devem recorrer aos métodos mais atrativos e atual para um melhor êxito no processo de ensino. O objetivo da pesquisa foi analisar simulações com a finalidade de se ensinar o momento angular e as grandezas físicas relacionadas. As buscas ocorreram diferentes plataformas que possuam simulações digitais e interativas, e ao identificar as simulações, elas foram analisadas qualitativamente com relação aos critérios definido na pesquisa. Depois, foram analisadas minuciosamente, uma simulação em cada plataforma encontrada de tal forma, a levar uma lógica didática ao ensinar momento angular.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMomento angularpt_BR
dc.subjectSimuladores digitaispt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.titleSimuladores digitais interativos: uma análise das simulações para o ensino de momento angularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxIn this paper, analyzed how digital simulations can function as a pedagogical tool for teaching angular momentum. Digital Information and Communication Technologies (TDICs), in their current state of evolution and development, should be viewed favorably by teachers who teach science in general, In physics specifically, a subject considered by many to be difficult and even impossible to understand, professionals must resort to the most attractive and current methods for better success in the teaching process. The objective of the research was to analyze simulations with the purpose of teaching angular momentum and related physical quantities. The searches took place on different platforms that have digital and interactive simulations, and when identifying the simulations, they were qualitatively analyzed in relation to the criteria defined in the research. Afterwards, a simulation was analyzed in detail on each platform found in such a way as to bring a didactic logic to teaching angular momentum.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maurilio Artur Bezerra da Silva.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons