Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56055

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorSOUZA, Leticia Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-04-23T14:42:39Z-
dc.date.available2024-04-23T14:42:39Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Leticia Oliveira de. O legado de Paulo Freire na Guiné-Bissau: respostas às cartas pedagógicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56055-
dc.description.abstractA revolução bissau-guineense modificou o status quo colonial global. O antigo Reino de Gabu (Kaabu), a colônia luso-europeia considerada, geopoliticamente, inexpressiva por parte da historiografia branca, retoma o protagonismo de sua narrativa, tornando-se vanguardista das revoluções empenhadas nas colônias de língua portuguesa do continente africano. O surgimento do Estado da Guiné-Bissau se constitui em alguns sustentáculos de acordo com o direito internacional (Silva, 1997, p. 285), sendo eles: igualdade de direitos, universalidade e os princípios de liberdade. A liberdade, aqui, é sinônimo de descolonização de mentes e corpos, negação da influência internacional na máquina estatal, dissolvição das políticas de estratificação social geradoras de desigualdades e desenvolvimento de um programa de educação nacional distante do ensino da aculturação imposto pelos colonos. Para tanto as experiências alfabetizadoras do maior educador de todos os tempos, o pedagogo pernambucano Paulo Freire, foram essenciais ao progredimento do que, nos termos de Amílcar Cabral (1978), seria uma revolução cultural, conduzida pela educação libertadora no pós-independência do país. Freire atuou no esforço para reconstrução do aparelho educativo de Guiné-Bissau em um grande ofício militante, preocupado em observar, entender, aprender, ouvir e intervir junto com os homens e mulheres locais em exercício dialógico, que ganhou grande repercussão internacional. Sua história em Guiné-Bissau, nunca se findou, e, ainda hoje, seu legado permanece na memória, narrativas, trajetória e atuação política de diversos bissau-guineenses. Portanto, esta pesquisa analisará o legado político-educacional de Paulo Freire em Guiné- Bissau, especificamente na memória de agentes sociais, dirigentes de movimentos de libertação nacional e docentes locais, especialmente aqueles(as) que participaram do período de reestruturação do país e, por seu turno, percebem o legado pedagógico de Paulo Freire na escolarização da sociedade bissau-guineense. De modo específico: i) analisar as cartas pedagógicas de Paulo Freire dirigidas à Guiné-Bissau e seus desdobramentos na educação do país; ii) dentificar quais elementos da práxis político-educacional de Paulo Freire permanecem na atualidade de Guiné-Bissau e iii) sistematizar as percepções de agentes sociais, dirigentes de movimentos de libertação nacional e docentes locais, especialmente aqueles(as) que participaram do período de reestruturação do país, sobre o legado pedagógico de Paulo Freire para a sociedade bissau-guineense. O estudo classifica-se como uma pesquisa bibliografica e documental, utilizando-se a análise de narrativas à luz de Jovchelovich e Bauer (2008).pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFreire, Paulo, 1921–1997pt_BR
dc.subjectPaulo Freire – Método educacionalpt_BR
dc.subjectCabral, Amílcar, 1923-1973pt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.titleO legado de Paulo Freire na Guiné-Bissau : respostas às cartas pedagógicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9232158405483222pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe Guinea-Bissau revolution changed the global colonial status quo. The former Kingdom of Gabu (Kaabu), the Portuguese-European colony considered geopolitically inexpressive by white historiography, resumes the protagonism of its narrative, becoming vanguard of the revolutions committed in the Portuguese-speaking colonies of the African continent. The emergence of the State of Guinea-Bissau is constituted in some supports according to international law (SILVA, 1997, p. 285), being: equality of rights, universality and the principles of freedom. Freedom here is synonymous with decolonization of minds and bodies, denial of international influence in the state machine, social stratification policies generating inequalities and development of a national education program far from the teaching of acculturation imposed by the settlers. To do so, the literacy experiences of the greatest educator of all time, the Pernambuco pedagogue Paulo Freire, were essential to the progress of what, in the terms of Amílcar Cabral (1978), would be a cultural revolution, conducted by liberating education in the postindependence of the country. Freire worked in the effort to rebuild the educational apparatus of Guinea-Bissau in a great militant craft, concerned with observing, understanding, learning, listening and intervening together with local men and women in dialogical exercise, which gained great international repercussion. His history in Guinea-Bissau has never ended, and even today, his legacy remains in the memory, narratives, trajectory and political action of several Guinean-Bissau. Therefore, this research will analyze the political- educational legacy of Paulo Freire in Guinea-Bissau, specifically in the memory of social agents, leaders of national liberation movements and local teachers, especially those (as) who participated in the period of restructuring of the country and in turn, perceive the pedagogical legacy of Paulo Freire in the schooling of the Guinea-Bissau society. Specifically: i) to analyse the pedagogical letters of Paulo Freire addressed to Guinea-Bissau and their consequences in the education of the country; ii) identify which elements of the political-educational praxis of Paulo Freire remain in the present day of Guinea-Bissau and iii) systematize the perceptions of social agents, leaders of national liberation movements and local teachers, especially those(as) who participated in the period of restructuring of the country, on the pedagogical legacy of Paulo Freire to the Guinean society. The study is classified as a bibliographical and documentary research, using the analysis of narratives in the light of Jovchelovich and Bauer (2008).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leticia Oliveira de Souza.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons