Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5605
Título: Web Services e J2EE: uma solução para integração de sistemas em ambientes heterogêneos
Autor(es): Menezes de Oliveira, Nívia
Palavras-chave: Aprendizagem Cooperativa;Controvérsia Acadêmica
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Menezes de Oliveira, Nívia; Dueire Lins, Rafael. Web Services e J2EE: uma solução para integração de sistemas em ambientes heterogêneos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: A necessidade para resolução de problemas fez com que as empresas adquirissem sistemas nas mais diversas plataformas de desenvolvimento (linguagem de programação, SGBDs e Sistemas Operacionais), criando sistemas isolados sem capacidade de comunicação com os demais. Esse conjunto de sistemas chama-se heterogêneo. Nesses ambientes podem ser encontrados os sistemas legados, sistemas antigos que desempenham um papel fundamental no cotidiano das empresas. As empresas com um grande número de sistemas legados em ambiente heterogêneo precisam escolher uma estratégia para promover a comunicação entre tais sistemas. Esse desafio tem aumentado com o crescimento da Web, tornando essa tarefa mais importante e mais complexa, pois as empresas precisam comunicar-se internamente, proporcionando comunicação entre departamentos, e externamente, facilitando a comunicação com outras empresas. Devido a necessidade de comunicação e troca de informações entre sistemas de ambientes heterogêneos, foi criada a EAI (Enterprise Application Integration), que propõe uma série de tecnologias e processos para habilitar a comunicação entre os vários sistemas legados e a Internet. Acredita-se que durante os próximos anos muitas empresas decidam integrar-se seus sistemas com novas aplicações em um ambiente distribuído, incorporando muitas de novas tecnologias disponíveis. O principal objetivo desta dissertação é comprovar a capacidade de interoperabilidade dos Web Services, mostrando que é possível integrar diversos sistemas, independente da sua plataforma de desenvolvimento, utilizando tal especificação. Para tanto, será implementada uma aplicação de integração na plataforma J2EE
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5605
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7037_1.pdf807,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.