Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56041

Compartilhe esta página

Título: Produção de periódicos dinâmicos para abordagem de conceitos de química no ensino médio.
Autor(es): MARTINS, Filipe Fernandes
Palavras-chave: Ensino de química orgânica; Periódico; Gamificação; Contextualização
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: MARTINS, Filipe Fernandes. Produção de periódicos dinâmicos para abordagem de conceitos de química no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O Ensino de Ciências, e principalmente de Química, detém o potencial de favorecer a compreensão de mundo e o desenvolvimento do pensamento crítico, uma vez que parta de contextos presentes em situações cotidianas e estimule nos alunos a reflexão do porquê e do como esses fenômenos acontecem. Deste modo, o ensino de química também carrega um papel de formação e sensibilização, por meio do ensinamento de novos saberes e do convite a reflexão acerca do cotidiano. Assim para que então ocorra uma aprendizagem concreta, é necessário que os conteúdos se tornem interessantes aos olhos dos discentes e que o contexto em que emergem sejam problematizados. Com isso, o objetivo deste trabalho foi descrever o processo de criação de um jornal didático singular, intitulado “Química em Mistério”. Elaborado com a intencionalidade de produzir um material didático capaz de despertar o interesse pela química, apresentando-a de forma palpável e contextualizada para o ensino de química no ensino médio. Para elaboração e análise do material didático, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica prévia, realizada em artigos científicos, periódicos ,tanto da área como de fora dela, e livros didáticos selecionados na plataforma digital Google Acadêmico, sob o critério de sua disponibilidade e aderência ao tema. Também foram selecionadas reportagens e assuntos curiosos que apresentassem ligação de conteúdos químicos com o cotidiano. A dinâmica de uso do material elaborado sugere elementos próprios do lúdico, com o intuito de envolver os alunos a um aprendizado mais cativante, instigador e efetivo. Observa-se no periódico elementos de suspense entrelaçados intencionalmente com conceitos de aprendizado, proporcionando uma experiência educativa que visa instigar a reflexão. O clímax do jornal ocorre na última edição, quando o enigma é finalmente solucionado, revelando o assassino e explorando as conexões com a química. “Química em Mistério” emerge como um produto didático que busca unir o fascínio do suspense ao processo de aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56041
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FILIPE FERNANDES MARTINS.pdf5,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons