Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55979

Comparte esta pagina

Título : Distribuição espacial dos sítios arqueológicos com grafismos rupestres na bacia hidrográfica do Pajeú, PE : um estudo de caso para aplicação de modelos preditivos baseados em algoritmos de aprendizagem de máquina
Autor : SOUZA, Lucas Bonald Pedrosa de
Palabras clave : Arqueologia; Análises espaciais; MPA; Aprendizagem de máquina; Grafismos rupestres
Fecha de publicación : 27-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SOUZA, Lucas Bonald Pedrosa de. Distribuição espacial dos sítios arqueológicos com grafismos rupestres na bacia hidrográfica do Pajeú, PE: um estudo de caso para aplicação de modelos preditivos baseados em algoritmos de aprendizagem de máquina. 2023. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As análises espaciais têm um destaque nos trabalhos arqueológicos, já que são fundamentais na compreensão dos contextos e na delimitação de áreas de estudos em Arqueologia. Os sítios de grafismos rupestres vêm sendo estudados no contexto espacial, desde uma escala mais abrangente até o nível específico, fazendo com que novas hipóteses possam ser traçadas a respeitos dos grupos pré-históricos que as produziram. Ultimamente, no Nordeste brasileiro, os trabalhos têm buscado observar alguns aspectos específicos das pinturas e gravuras rupestres estudadas, de modo a tentar melhor entender a dinâmica populacional do semiárido pretérito. Esta tese terá o intuito de observar esses padrões, porém a partir de uma escala macro, buscando elementos ambientais e sociais. Para realizar tal análise, serão aqui criados os chamados modelos preditivos arqueológicos (MPA), com o intuito não só de buscar os padrões, mas também, a partir deles, encontrar novos sítios arqueológicos, usando para isso uma base de dados com localidades registradas dentro da Bacia Hidrográfica do Pajeú, em Pernambuco. A modelagem aqui proposta possui um diferencial técnico, pois serão executados modelos computacionais os quais usarão de algoritmos de aprendizagem de máquina (AM), com o intuito de fornecer respostas mais graduadas e menos enviesadas aos pesquisadores. Foram criados diversos modelos, divididos em fase pré-campo, em que se usou um produto inicial para montar as estratégias para um campo, o qual teve o intuito de testar o modelo na prática e coletar mais informações. Após isso novos modelos foram criados, já com os novos dados coletados e com a inserção de novas variáveis. Os dois modelos tiveram resultados satisfatórios quando avaliadas as métricas estatísticas e ao nos debruçarmos sobre os mapas, podemos ver áreas de alta favorabilidade aparecendo como destaque, tais como a Serra do Umã, do Arapuá, Vermelha, Negra e da Baixa Verde. Para além disso, observou-se que a orientação das encostas, somada com a proximidade de áreas de grande densidade de redes de caminhos ótimos que usaram a declividade e a insolação como superfície de custo, tiveram uma importância significativa nos resultados do modelo. Por fim fica claro que o uso dos MPA contribuiu para um melhor entendimento acerca dos padrões associados aos sítios arqueológicos desta natureza, porém para se ter melhores resultados, mais informações precisam ser coletadas e inseridas a base.
Descripción : KREMPSER, Eduardo, também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA, Eduardo Krempser da.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55979
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Lucas Bonald Pedrosa de Souza.pdf6,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons