Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930

Share on

Title: A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE).
Authors: SILVA, Letícia Gabriely Nunes da
Keywords: Autismo; Inclusão; Educação Infantil
Issue Date: 19-Mar-2024
Citation: SILVA, Letícia Gabriely Nunes da. A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil: uma análise dos anais de três edições do congresso brasileiro de educação especial (CBEE). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Nesse estudo investigou-se a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, a partir da maneira com que as produções cientificas as tem apresentado. O objetivo geral desse estudo foi analisar como as produções científicas do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE) têm abordado a inclusão das crianças com autismo no âmbito da educação infantil, e os objetivos específicos foram: identificar as produções científicas nacionais relacionadas à inclusão de crianças com TEA, no âmbito da educação infantil, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial nas 7°, 8° e 9° edições; investigar as contribuições teóricas e conceituais utilizadas nas produções científicas selecionadas, a fim de compreender as bases teóricas que fundamentam as práticas de inclusão de crianças com autismo na educação infantil; descrever os resultados e impactos das intervenções e práticas inclusivas descritas nas produções científicas. Recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, tendo como base os anais do CBEE dos anos de 2016, 2018 e 2021. Foram selecionados 7 artigos, que atendiam aos critérios pré-estabelecidos. Explorados através de uma análise de conteúdo (Bardin, 1977), conclui-se que existe uma lacuna nas produções referentes a inclusão de crianças autistas na educação infantil, apesar disso, enfatizam a necessidade de desenvolver uma compreensão integral dos fatores ambientais, sociais e emocionais no processo de inclusão da criança com autismo na educação infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55930
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Leticia Gabriely Nunes da Silva- submeter.pdf217,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons