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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55910
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Título : | Sweet tooth e ensino de química : contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a alfabetização científica |
Autor : | MONTEIRO, Natália da Silva |
Palabras clave : | Histórias em quadrinhos; Fake news; Ensino de Química; Sweet tooth |
Fecha de publicación : | 26-feb-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MONTEIRO, Natália da Silva. Sweet tooth e ensino de química: contribuições da Teoria Crítica da Mídia para a alfabetização científica. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | A presente pesquisa teve como intuito, a partir da utilização de Histórias em Quadrinhos como recurso didático, o ensino e aprendizagem de conceitos da Química, considerando os preceitos da Teoria da Aprendizagem de Lev Vigotski e a construção do pensamento crítico, a partir da identificação, discussão e elucidação de Fake News divulgadas no período pandêmico da COVID-19, no viés da Teoria Crítica da Mídia, proposta por Douglas Kellner. Desse modo, como objetivo geral a proposta é analisar a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento de uma visão crítica da mídia, a partir de uma estratégia didática com base no uso de Histórias em Quadrinhos para o combate a Fake News sobre a COVID-19. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática dividida em 5 etapas, que ocorreram em oito aulas de 50 minutos cada e, aplicamo-las na educação básica. Os dados obtidos foram analisados a partir de duas categorias construídas por nós, relacionadas aos referenciais teóricos que fundamentaram nosso estudo. Com base na análise dos dados, observamos a partir das categorias construídas, que os objetivos traçados foram atingidos, pois foi perceptível que os participantes analisados, desenvolveram criticidade ao analisar notícias falsas e as HQs, bem como a relação entre as histórias em quadrinhos com a problemática das Fake News sobre a COVID-19 e, desenvolveram conhecimento científico. Além disso, concluímos ainda que a abordagem com Histórias em Quadrinhos, além de tornar a abordagem em sala de aula mais dinâmica, facilita a contextualização do mundo material com o conceitual. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55910 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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